Parceria garante acesso gratuito dos alunos da rede municipal de Educação no Planetário do Rio de Janeiro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Professores da rede também poderão participar de cursos e workshops no Planetário

Alunos da rede municipal de Educação terão a oportunidade de conhecer o Planetário do Rio de Janeiro, graças a uma parceria firmada entre as prefeituras de Petrópolis e do Rio, por meio do Escritório Regional Sudeste do Ministério da Cidadania. A ideia é que os estudantes possam participar ao longo do ano de passeios escolares para conhecer o Planetário e as exposições que ocorrem no espaço. Além disso, professores da rede municipal poderão participar de cursos e workshops sobre Astronomia. Inaugurado em 1970, o Planetário é mantido pela Fundação Planetário e se dedica a difundir astronomia e ciências, através de atividades e projetos culturais que permitem a integração entre as mais diversas áreas da ciência.

O assunto norteou uma reunião ocorrida na última segunda-feira (11.03) com a secretária de Educação, Marcia Palma, o presidente do Planetário, Anderson Simões e o chefe do Escritório Regional Sudeste do Ministério da Cidadania, Matheus Quintal, no Planetário.

“Essa é mais uma conquista para a rede municipal de Educação. Alunos terão a oportunidade de conhecer o Planetário, incentivando o estudo e o interesse pela ciência. Agradeço a parceria e tenho certeza que muitos encontros lúdicos serão realizados com os estudantes ao longo do ano”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

As visitas serão programadas pela Secretaria de Educação diretamente com o Planetário.  “O ministério da cidadania foi o interveniente dessa parceria que irá possibilitar os alunos da rede municipal de educação a terem acesso gratuito ao Planetário”, disse Matheus Quintal.

Além das visitas, serão programados cursos para os professores da rede municipal. “A ideia é que os professores também possam aproveitar essa parceria para reciclar os seus conhecimentos e depois repassá-los para os alunos. Vamos programar as visitas e informar para as escolas”, explicou Marcia Palma.

Sobre a Fundação Planetário

A Fundação Planetário conta com duas unidades em funcionamento: Gávea e Santa Cruz. Na Gávea o visitante tem acesso ao Museu do Universo com exposições e a Biblioteca Giordano Bruno, com 2,5 mil livros, além do Espaço Galileu, Praça dos Telescópios e as cúpulas Carl Sagan e Galileu Galilei.

Já o Planetário de Santa Cruz foi inaugurado em 2008 e teve o primeiro planetário digital público instalado no Brasil, promovendo Sessões de Cúpula para os moradores da região.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.