O prefeito Bernardo Rossi e o gerente do Sesc Quitandinha, Anderson Bravo, selaram oficialmente nesta quinta-feira (12.07), em reunião na sede da prefeitura, a parceria para o Festival Sesc de Inverno 2018. Entre os dias 20 e 29 de julho, além das unidades do Sesc, o evento também usará espaços públicos como palco, incluindo Palácio de Cristal, Praça da Nogueira e Parque Municipal, em Itaipava, que vai receber grandes shows gratuitos, como o da banda Jota Quest e da cantora Pitty. O festival, que acontece também nas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, conta com intensa programação dos mais diversos segmentos culturais, como literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais.

Desde 2015 o festival não acontecia fora das unidades do Sesc. Para Bernardo Rossi, é fundamental que o poder público apoie e seja parceiro de iniciativas que ajudem no desenvolvimento da cidade. “O festival do Sesc já é referência, é um evento consolidado no calendário da cidade. E é muito gratificante pra nós, do poder público, ver os espaços como o Parque Municipal, praças e o Palácio ocupados com atrações culturais gratuitas para a população. Sem dúvida é uma parceria muito importante para Petrópolis”, destaca o prefeito.

Ao longo do festival, serão mais de 300 atrações nas três cidades, a maioria gratuita. Em Petrópolis, quem abre o evento é o cantor Milton Nascimento, em show no Sesc Quitandinha, no dia 20 de julho. Reconhecido como um dos mais expressivos e importantes festivais de arte e cultura do estado, o Festival cumpre o importante papel de traçar um panorama da produção artística local e nacional. Segundo o gerente do Sesc Quitandinha, a retomada dos espaços públicos este ano será essencial. “A parceria com a prefeitura para a ocupação dos espaços públicos é fundamental. Teremos, por exemplo, grandes shows no Parque Municipal, com a cobrança apenas do ingresso solidário, que é um quilo de alimento não perecível para ajudar instituições da cidade, através do programa Mesa Brasil”, frisa Anderson Bravo.

Alta temporada em Petrópolis, a programação cultural é um dos principais aliados dos circuitos turísticos para atrair público de fora da cidade. Eventos como o Festival Sesc de Inverno ajudam a aquecer a estação mais fria do ano. “A programação – com a maioria das atrações gratuitas – não só agrada os petropolitanos, como também atrai visitantes para a nossa cidade, o que movimenta comércio, hotéis e o trade turístico, aquecendo a economia. Essa proximidade com o Sesc é muito importante para o desenvolvimento do turismo na cidade”, explica Marcelo Valente, secretário da Turispetro.