O primeiro desfile da Parada Iluminada encantou e emocionou os mais de 15 mil turistas e petropolitanos, que lotaram a Rua do Imperador, no Centro Histórico, na noite deste domingo (10.12). Com a participação de 300 figurantes, a Parada é considerada um dos pontos altos do Natal Imperial – com quatro alegorias, fantasias, adereços e músicas típicas da época. Adultos, crianças e adolescentes surpreenderam o público no desfile, que dura aproximadamente 50 minutos e intensifica o clima natalino na cidade, introduzido pela iluminação especial presente ao longo de toda rua, palco da Parada.

“É muito emocionante ver a população e os visitantes abraçando a Parada, que foi sucesso absoluto de público. Conseguimos recuperar as fantasias, abandonadas por administrações passadas e demos aos artistas petropolitanos a chance de participar deste desfile tão lindo, comovente e contagiante. Estamos há meses pensando neste Natal, e agora, com a realização dos projetos, vemos que o esforço valeu a pena”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

Anjos, papais e mamães Noéis, fadas, gnomos, estrelas e muitos outros personagens das tradições natalinas ganharam vida neste primeiro desfile da Parada Iluminada. Este seria o segundo domingo de evento, mas o primeiro, que aconteceria no dia 03.12, foi cancelado em função da chuva. O que criou ainda mais expectativa entre o público e os figurantes, que não deixaram a animação de lado durante todo percurso do desfile. Eles cantaram, dançaram e se divertiram ao som de uma trilha sonora preparada especialmente para o Natal Imperial.

O sucesso foi tanto que, a pedido de moradores e turistas, mais um desfile será realizado na cidade, no dia 23 de dezembro. “O último aconteceria no próximo domingo, mas as pessoas gostaram tanto, elogiaram tanto, que decidimos fazer mais um”, informa Randolfo.

O desfile é dividido em quatro partes: Abertura (anunciação), com anjos, estrelas e pastores; Nascimento e Glória, com estrela-guia, presépio, reis magos e animais; Natal, com crianças, brinquedos, presentes e árvore de Natal; e, por último, Papai Noel e cia, com o bom velhinho, cortejo, gnomos e fadas. Quem abre a Parada Iluminada é a Banda Marcial Wolney Aguiar.

Os responsáveis pela organização estão de parabéns! A Parada está lindíssima. Emocionante ver a mobilização da cidade nesta época tão linda”, disse a aposentada Maria Alice Salgado, moradora do Centro. A aposentada estava acompanhada da amiga Maria José Guimarães, que também aprovou o evento. “Adorei a nova cara do Natal na cidade, e acho que tudo só deve ficar mais lindo nos próximos anos. A parada está perfeita! Muito bom ver Petrópolis voltando a funcionar”, destacou Maria José.

A próxima Parada Iluminada acontece no domingo (17.12), às 19h30, no lado par da Rua do Imperador. A concentração acontece na Rua Epitácio Pessoa e o desfile termina próximo à saída da Alencar Lima. Já a do dia 23 de dezembro começa às 20h, com o mesmo itinerário.

Alterações no trânsito

A Parada Iluminada oferece ao público uma viagem ao universo mágico do Natal, com muita música, dança e alegria na Rua do Imperador. Para o próximo desfile as alterações, no entanto, começarão mais cedo, a partir das 18h, para garantir que o evento aconteça sem intercorrências. O desfile acontece no lado par da rua e a concentração será na altura da Casa e Vídeo e termina próximo à saída da Alencar Lima. Todo o trecho estará sinalizado e devidamente monitorado pelos agentes da trânsito e guardas civis.

Para o turismo: Os veículos de turismo deverão adentrar a cidade pelo Quitandinha, ou pelo Bingen, como for mais conveniente ao grupo. O estacionamento destes veículos deverá se dar na Av. Barão do Rio Branco, sentido bairro. Embora haja demarcação de ciclofaixa no local, o estacionamento será permitido sobre no lado par, durante os dias em que serão realizados os desfiles. O embarque/desembarque ocorrerá nos espaços já existentes.

O Circuito de Lazer irá terminar mais cedo também no dia 17, indo até às 13h. A partir deste horário, fica permitido o estacionamento de veículos de turismo ao longo da via no sentido bairro (lado par). A saída dos ônibus da cidade deverá se dar preferencialmente pelo Bingen, que possui fluidez melhor que a saída pela Cel. Veiga.