Diante de um diagnóstico de câncer é muito importante que se utilize a boa comunicação como medida de aproximação e formação de um vínculo de confiança entre todos os envolvidos: paciente, família e equipe de saúde. Esse é o princípio da Palestra “Comunicação de Más Noticias” com a Psicóloga Silvana Aquino, que será realizada na próxima quinta-feira, dia 28 de setembro, às 19h, na Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos.

O encontro faz parte do Curso de “Educação Continuada em Cuidados Paliativos”, realizado pela APPO em parceria com a Secretaria Regional de Ação Social, Igreja Metodista Wesleyana, Primeira Região Eclesiástica, Pontual Farmacêutica e RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia.

“O paciente com câncer precisa lidar com muitos momentos difíceis e decisivos durante o tratamento e a tomada de decisões deve se basear na sua autonomia, que só poderá ser exercida se ele estiver informado sobre sua condição, de acordo com suas possibilidades. Da fase diagnóstica à alta, ou encaminhamento para os Cuidados Paliativos, se comunicar com qualidade é parte da tarefa de aliviar seu sofrimento e oferecer uma assistência humanizada”, explica a psicóloga.

Paliativos são os cuidados assistenciais oferecidos para todo paciente que tenha uma doença fora de possibilidades de cura, e que ameace sua vida, visando uma melhor qualidade de vida.  Para isso é fundamental que o paciente tenha acesso a uma equipe multidisciplinar, que tem o desafio de avaliar e tratar da dor e outros sintomas físicos, assim como aspectos sociais, psicológicos e espirituais.

O Curso é voltado para profissionais da área saúde e estudantes da área, e tem como objetivo apresentar o que são os Cuidados Paliativos, ainda pouco difundidos na cidade. Os palestrantes selecionados para participarem deste projeto foram escolhidos através de sua vasta experiência na área e são pessoas que atuam há anos na implantação e divulgação dos Cuidados Paliativos no Brasil, e no mundo.

Dra. Silvana Aquino possui Mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho, é Docente de Ensino Superior da Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense no curso de graduação em Psicologia, com 15 anos de atuação. Tem experiência em Psicologia Hospitalar, com especialização na área de Psicologia em Oncologia, com dez anos de atuação no Instituto Nacional de Câncer, o INCA, na Unidade de Cuidados Paliativos. É Docente do Curso de Extensão em Psico-oncologia e Tanatologia da PUC- Rio e Psicóloga Clínica do Instituto Entrelaços. 

 Esse é o sexto de 10 encontros que serão realizados, com previsão de término no dia 30 de outubro. Na próxima semana, por conta da Campanha do Outubro Rosa, os encontros passam a ser às segundas-feiras e, no dia 02, Bruno Oliveira, Capelão Titular do INCA IV, apresenta a palestra:“Tanatologia”.

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

 

SERVIÇO

Educação continuada em Cuidados Paliativos

-Dia 28 de Setembro às 19h

“Comunicação de Más Noticias” – Silvana Aquino

-Dia 02 de Outubro às 19h

“Tanatologia” – Bruno Oliveira

-Dia 09 de Outubro às 19h

A Interdisciplinaridade no Cuidado Paliativo – Germana Hunes

-Dia 23 de Outubro às 19h

“Bioética em questões de final de vida” – Eduardo Rosa Pedreira

-Dia 30 de Outubro às 19h

“Espiritualidade e Resiliência” – Edson Fernando de Almeida

 

APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

Rua Visconde da Penha, nº 72

Centro – Petrópolis – RJ

(24) 2242-0956

www.appo.org.br

appo@appo.org.br

 

DOAÇÕES BANCÁRIAS

Itaú

Agência: 9244

Conta Corrente: 09277-2

Favorecido: Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

 

EQUIPE DE GESTÃO

Presidente: Ana Cristina Coelho Mattos

Vice – presidente: Claudia Jochem

Secretária: Mônica Possas

Tesoureiro: Antonio Ricardo da Silva

Relações Públicas: Cris Moura

Conselho Fiscal: Carlos Eduardo Almeida, Rosângela da Silva e Vita Bruno