Trinta artesãos de Petrópolis estão com suas produções a todo vapor para mais uma feira de artesanato do Palácio de Cristal. Este mês, a feira acontece neste fim de semana, entre os dias 19 e 22, e deve movimentar o atrativo com os mais diversos produtos. Com as temperaturas cada vez mais baixas na Cidade Imperial, os artesãos apostam no crochê, no tricô e na lã para conquistar o público do Palácio no período. Vocação de Petrópolis, este ano o artesanato ganhou um calendário de feiras no espaço que são divididas entre as 11 associações do município. Este mês será a vez da Associação Solidária Serra das Artes e da Associação Idéias liderarem o evento.

Além da feira, a partir do dia 21 de julho, sábado, o Palácio também começa a receber atrações do Festival Sesc de Inverno. Às 12h haverá o espetáculo “Uma vida de rosas dedicada ao samba”. Tanto no sábado, quanto no domingo (22.07), haverá, entre 10h e 16h, uma ação que propõe um novo olhar sobre o espaço público que permite desenvolver relações de vizinhança, liberdade e convivência social. Entre as atividades oferecidas gratuitamente estão espetáculos teatrais, diversas oficinas, ações de saúde, exposições e ponto de leitura. A diversão é voltada para toda a família. As atividades funcionarão em conjunto com a feira de artesanato.

O município vem fortalecendo este setor desde o ano passado. Em 2018 foi criado um calendário para que as instituições se revezem e montem feiras em todos os meses do ano no Palácio de Cristal – desde que o espaço não esteja recebendo eventos do calendário oficial da cidade. A primeira foi realizada em fevereiro e desde então tem sido um sucesso. Para o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, essa é uma forma de valorizar uma vocação local e, ao mesmo tempo, atrair turistas.

“Temos trabalhado para deixar sempre os nossos atrativos movimentados. As feiras nos ajudam com isso. O visitante chega, conhece o Palácio, e ainda aproveita a feira de produtos locais, vê o que é produzido pelos moradores. Isso aquece a economia do município. Essa parceria entre a prefeitura e os artesãos é muito importante, estamos valorizando nossos produtos”, destaca o secretário.

Este mês, quem for conferir a feira também poderá contar com guloseimas caseiras, como pães e biscoitos artesanais, chocolate quente para espantar o frio, entre outros. Já os artesãos, além dos produtos para o inverno, como toucas, também preparam santinhos feitos em feltro, material em biscuit, bolsas e carteiras de couro, barcos miniatura em garrafas, entre diversos outros.

“Como esfriou bastante, esperamos um grande movimento. O frio é muito bom para a cidade. Os turistas gostam de vir com essa temperatura. A feira é uma maneira de fortalecer o artesão”, explica a presidente da Associação Solidária Serra das Artes, Malu Mussel, lembrando que a instituição conta com 10 integrantes e foram convidados por eles mais 5 artesãos para participar desta feira.

Desde 2017, a Turispetro vem firmando parcerias com as associações de artesanato. No Palácio de Cristal serão seis feiras até dezembro. A cada mês sem evento oficial o atrativo recebe duas associações. As datas foram sorteadas. Como uma ficaria sem par, foram convidados representantes do Mercado Germânico para completar o cronograma. A parceria vai proporcionar que o Palácio ganhe movimento nos períodos de baixa temporada e também dará oportunidade de os artesãos mostrarem o trabalho ao turista e ao petropolitano que visita o atrativo.

Fonte: Turispetro

Crédito da foto: Divulgação / Ascom Turispetro