Foto: Reprodução da internet

Pacientes não conseguem marcar consultas médicas no Centro de Saúde

Na manhã desta sexta-feira (28), o Giro Serra ligou para o local e foi informado que havia apenas uma médica atuando no posto e que os demais estariam afastados por Covid-19.

Diversos pacientes que utilizam os serviços do Centro de Saúde, localizado na Rua Santos Dumont, em Petrópolis, não estão conseguindo agendamento de consultas. Por telefone, os mesmos são informados que há um déficit de médicos no local. Na manhã desta sexta-feira (28), o Giro Serra ligou para o local e foi informado que havia apenas uma médica atuando no posto e que os demais estariam afastados por Covid-19.

Uma paciente, que preferiu não ter a identidade revelada, disse que está realizando uma série de tentativas de agendamento para clínico geral desde o di 31 de junho. Porém, a resposta sempre é a mesma. “Liga na próxima semana, pois não temos médicos atendendo por enquanto”, relatou a mulher.

Fazendo uso de medicamentos controlados e gratuitos, a paciente não consegue agendamento com o especialista para a renovação da receita, fazendo com que os mesmos remédios sejam comprados.

“Estamos em um período de pandemia, passando por dificuldades financeiras, e ainda não conseguimos agendamento. Pelo menos, poderia ter uma lista de espera, onde eu deixaria meu nome e, assim que possível, eles me chamariam. Porém, tenho que ficar toda semana ligando e recebendo a mesma resposta, sem nenhum tipo de previsão para a consulta”, disse.

O Giro Serra entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município que emitiu uma nota. Confira:

– Atendimentos no Centro de Saúde permanecem normais e de acordo com as medidas de precaução e enfrentamento ao novo coronavírus.

– O Centro de Saúde atende, hoje, com um quadro reduzido de médicos. Dois deles estão afastados por motivos de segurança, uma vez que fazem parte do grupo de risco para a doença por terem mais de 60 anos. Outro profissional foi afastado devido a um recente infarto e permanece em recuperação.

– Devido às medidas de prevenção adotadas pela Secretaria de Saúde, os agendamentos são realizados por telefone, para que sejam, desta forma, evitadas as filas e a aglomeração na unidade de saúde. Importante dizer que Centro de Saúde mantém uma fila de espera e que os pacientes vêm sendo chamados no dia a dia. Por telefone, também, os pacientes são comunicados a respeito do dia e horários de suas consultas, previamente agendadas.

– Vale dizer que muitos pacientes que buscam atendimento no Centro de Saúde podem realizar seus agendamentos, e serem atendidos, nos Postos de Saúde da Família do próprio bairro onde residem, como é o caso de usuários do Alto da Serra, Vila Felipe e Mosela. Desta forma, o Centro de Saúde não sofreria uma sobrecarga nos agendamentos e procura por atendimentos, liberando as vagas aos pacientes que não são cobertos pelas unidades de saúde nos seus bairros.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também