Foto: Divulgação/PMP

Outubro Rosa: Dia D de prevenção ao câncer de mama será neste sábado (23) em mais de 40 unidades de saúde de Petrópolis e no HAC

Serão oferecidos exames ginecológicos, solicitação de mamografia e atendimento às mulheres.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Prefeitura de Petrópolis realiza neste sábado (23), o Dia D de prevenção ao câncer de mama, na campanha do Outubro Rosa do município. Serão mais de 40 unidades de saúde em toda cidade e o Hospital Alcides Carneiro (HAC) oferecendo atendimentos de educação em saúde, exame ginecológico com coleta de preventivo, solicitação de mamografia, realização de testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, e atividades com as mulheres. A ação ocorrerá das 9 às 16 horas, com o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre o câncer de mama, além de promover a inserção do público na rede de saúde.

“O dia 23 de outubro foi a data escolhida como dia D do Outubro Rosa em Petrópolis. Em algumas unidades de saúde também será realizada a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes, de zero a 15 anos. Ou seja, a população pode ir até os postos de saúde buscar atendimentos voltados ao câncer de mama, e ainda vacinar seus filhos contra sarampo, poliomielite, caxumba, catapora, meningite e outras doenças”, destaca o prefeito Hingo Hammes, lembrando que desde o dia 15 de outubro o Palácio Sérgio Fadel (prédio da Prefeitura), o 14 Bis e o Obelisco, estão iluminados com a cor rosa em alusão ao Outubro Rosa.

Serão oferecidos atendimentos nas unidades de saúde dos bairros: Santíssima Trindade, Dr. Thouzet, Alto da Serra, Meio da Serra, Vila Felipe, 24 de Maio, Caxambu (Lusitano), Caxambu (Santa Isabel), Sargento Boening, Bairro Castrioto, Bataillard, Pedras Brancas, Menino Jesus de Praga, São João Batista, Moinho Preto, Fazenda Inglesa, Boa Vista, Estrada da Saudade, Machado Fagundes, Carangola, Jardim Salvador, Castelo São Manoel, Boa Esperança, 1º de Maio, Águas Lindas, Bonfim, Vale das Videiras, Brejal, Posse, Secretário, Vila Rica, Quitandinha, Mosela, Itaipava, Alto Independência, Morin, Retiro, Araras, Ambulatório Escola e Centro de Saúde (Centro e Itamarati).

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva, destaca a necessidade das mulheres buscarem os atendimentos: “No Dia D, além de oferecer atendimentos relacionados ao câncer de mama e o Outubro Rosa, as unidades de saúde realizarão a atualização da caderneta vacinal, aferição de pressão arterial e glicose, rodas de conversas, consultas médicas, entre outras atividades. É o cuidado integral com a saúde”.

O Hospital Alcides Carneiro (HAC), referência na rede pública em cirurgias oncológicas – com destaque para os procedimentos de mastectomia e reconstrução de mama, e no mutirão de exames na unidade, com ultrassonografia de mama e transvaginal, e cirurgias de reconstrução de mama. Nos últimos oito anos, o número de cirurgias de mama no Hospital Alcides Carneiro vem crescendo, passando de 51 em 2014 para 106 em todo ano passado, e 141 até setembro deste ano.

Com o tema “O Normal Mudou, o Câncer Não”, a programação do Outubro Rosa da Prefeitura de Petrópolis é realizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital Alcides Carneiro (HAC), Áreas Técnicas da Saúde, Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) e Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC).

Para atender a população, no dia 4 de outubro os profissionais e agentes de Saúde da Prefeitura receberam uma capacitação com o médico Carlos Vinícius, sobre mastologia voltada para o Outubro Rosa.

No dia 26/10, a equipe da Secretaria de Saúde fará um Pit Stop com educação em saúde, orientações sobre o câncer de colo de útero e mama, realização de testes rápidos e arrecadação de fraldas para os pacientes atendidos pela Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC). A ação acontece na Praça Dom Pedro, das 09 às 16 horas.

O PSF Vila Saúde completa a programação de atividades com atendimentos às mulheres, das 09 às 16 horas, no dia 30 de outubro.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.