Por Francine Maia

O carnaval em Osasco começa no domingo, 28/1, com o Bloco da Coruja que faz parte dos oito blocos de rua que prometem agitar a cidade até o dia 17/2. Com apoio da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Cultura, os grupos carnavalescos trarão diversas opções para os foliões que poderão escolher desde as tradicionais marchinhas até bateria de escola de samba.

Confira todas as informações dos blocos de rua de Osasco no carnaval 2018:

 

Bloco Coruja (Vila Izabel)

Data: 28 de Janeiro

Horário: Início às 10 horas com o Bloquinho da Corujinha (bloco infantil)

12 horas – concentração do Bloco da Coruja / Saída do bloco às 14 horas

Chegada às 16 horas com término às 20 horas

Concentração: Avenida Newton Estilac Leal, 1518, Cidade das Flores, transitando pela Avenida Newton Estilac Leal, Avenida Pau Brasil, com chegada na Avenida dos Eucaliptos s/n (Campo do Vila Isabel).

Histórico do Bloco: Amigos do Vila Isabel se reuniam para jogar futebol e fazer um samba. Essa rotina os levou a frequentar a então escola de samba Clara Guerreira (Osasco). Com a extinção da escola e pelo amor ao carnaval, alguns integrantes decidiram fazer parte da escola de samba Rosas de Ouro. Após um tempo, finalmente decidiram fundar o Bloco Coruja que, por influência na Rosas, acabaram ganhando o apadrinhamento da escola e hoje fazem sucesso por onde passam.

 

Bloco da Zizi

Data: 3 de Fevereiro

Horário: Início às 13 horas com término previsto às 17h30

Concentração: Praça Joaquim dos Santos Ribeiro, transitando pela Avenida Comandante Sampaio, Avenida Imaculada Conceição, Rua Vitório Tafarello, Avenida Professor José de Azevedo Minhoto e Avenida Comandante Sampaio para a dispersão na altura do número 588, aproximadamente às 17h30.

Histórico do Bloco: O Bloco da Zizi é um dos mais tradicionais do município de Osasco e tem por objetivo manter a tradição dos blocos de carnaval de rua. Habitualmente, desfila pelas ruas do Km 18 e tem seu desfecho com uma suculenta feijoada preparada pela Dona Zizi.

 

Bloco Piratas Quitaúna

Data:  4 de Fevereiro

Horário: Início às 13 horas com término previsto às 20 horas. Saída do bloco às 16h. Chegada às 18 horas.

Concentração Avenida Marechal Edgar de Oliveira, 24 – Vila Militar/Quitaúna, transitando pela Avenida Marechal Edgar de Oliveira, Rua Jequié e Rua José Lourdes Cordeiro.

Histórico do Bloco: Fundado em 2011 por Ivan Cássio (in memoriam), o Bloco Piratas Quitaúna tem como finalidade resgatar a cultura dos carnavais de rua através das marchas carnavalescas, reunir as famílias, amigos e a comunidade.

 

Bloco Balaio Mole

Data: 4 de Fevereiro

Horário: Início às 13 horas com previsão de término às 20 horas

Concentração Praça 8 de Maio, transitando pela rua Cesar Abrão, Vila Nova Osasco – Bela Vista

Histórico do Bloco: Formalizado no ano de 2012, o Bloco Balaio Mole é oriundo de jogos de futebol entre solteiros e casados, que aconteciam na década de 1980. Atualmente, contam com o apoio da comunidade e do comércio local.

 

Bloco do M.A.O – Movimento dos Artistas de Osasco

Data: 4 de Fevereiro

Horário:  Início da Concentração às 14 horas. Saída do Bloco às 16 horas.

Concentração: Rua Gonçalves Dias, 181, Jardim Cipava, transitando pela Rua Sete de Setembro, Rua Benedito Lopes da Silva, Rua Nilo Peçanha, Praça dos Artistas, Rua Norma Zemela Moura, encerrando na Rua Quinze de Novembro, no Lava Rápido Tudo Nosso.

Histórico do Bloco: O bloco é composto por ex-integrantes da Vila dos Artistas de Osasco (movimento cultural alternativo que atuou em Osasco nas décadas de 70, 80 e 90) e artistas do município que, objetivando preservar a cultura popular e dar voz aos artistas da cidade, resolveram montar o Bloco do M.A.O (Movimento dos Artistas de Osasco) para resgatar o carnaval de rua.

 

Bloco Grito do Jegue

Data: 6 de Fevereiro

Horário:  Início às 17 horas com previsão de término às 22 horas.

Concentração: Em frente ao Jegues Bar na rua Tenente Avelar Pires de Azevedo (Centro), transitando pela Avenida Marechal Rondon, Calçadão da Antonio Agú e Rua João Batista, finalizando em frente ao Jegues Bar.

Histórico do Bloco: Criado em 2006 por iniciativa de artistas, professores e intelectuais, frequentadores do Jegues Bar, localizado na área central da cidade de Osasco, o bloco carnavalesco Grito de Jegue tem por objetivo exaltar as influências populares e culturais do carnaval junto à população osasquense.

 

Bloco Bela Época

Data: 13 de Fevereiro

Horário:  Início às 15 horas com término às 18 horas

Concentração: Avenida Manoel da Nóbrega, 815 – Jardim Adalgiza

Histórico do Bloco:  Bela Época é um cordão carnavalesco familiar composto de amigos e pessoas da comunidade. Para reviver os carnavais gostosos e tranquilos de antigamente, tocam marchinhas e sambas tradicionais.

 

Bateria de Ouro 18K

Data: 17 de Fevereiro

Horário: Início da concentração às 14 horas / Saída do bloco às 16 horas / Previsão de Chegada 17h30

Concentração: Concentração na Praça Gerd Hing, localizada na Rua General Florêncio (próximo ao Mercado Cida). Transitando pela Avenida Marechal Floriano, Rua Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rua Washington Luiz, Rua Edgard Marechal de Oliveira, Rua José Lourdes Cordeiro e Praça Gerd Hing.

Histórico do Bloco: A Bateria de Ouro 18K é um projeto social, que inspira e ensina crianças, jovens e adultos a conhecer e tocar instrumentos de percussão. Sua formação é totalmente voluntária e sem fins lucrativos. Objetivam trazer para o projeto membros que amam e admiram a música, sempre levando alegria por onde passam. O idealizador do Projeto é o Mestre Rogério (Banana) junto a outros músicos do bem. Hoje contam com um grupo de ritmistas com média de 30 componentes e só tendem a crescer.

Fonte: Prefeitura do Município de Osasco