Os efeitos da osteoporose na saúde bucal: saiba como prevenir

A osteoporose é uma doença óssea que afeta todo o corpo gradativamente. Saiba qual sua ligação com a saúde bucal, como preveni-la e tratamento
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Muitas doenças possuem ligação com a saúde bucal e com a osteoporose não é diferente.

A osteoporose é uma doença que afeta todo o corpo de forma progressiva e é caracterizada pela diminuição da massa e estrutura óssea, o que leva à fragilidade do osso e aumenta consideravelmente o risco de fraturas.

Para se ter uma ideia da gravidade da doença, as mulheres em período pós menopausa costumam ser as mais afetadas pela osteoporose, com cerca de um terço delas sendo acometidas. Por essa razão, a osteoporose tem sido muito falada nos últimos anos como assunto de saúde pública. Quer saber como ela afeta a saúde bucal, diagnóstico e qual é a forma de prevenção e tratamento? Continue lendo este conteúdo!

 

Osteoporose X Saúde bucal

De acordo com especialistas, alguns problemas dentários podem ter relação com a baixa densidade óssea e por isso apresentam maiores tendências para desenvolver a doença. Neste caso, a prevenção com um convênio odontológico individual é muito importante.

Na odontologia o processo de remodelação óssea saudável é fundamental para que quase todos os procedimentos e tratamentos sejam finalizados com sucesso.

Diante disso, a osteoporose impacta na remodelação óssea do indivíduo, o que dificulta todo o tratamento. Em casos mais graves, nem mesmo o melhor implante resolve o problema, uma vez que as próteses não tem sustentação pela falta de estrutura óssea e gengival.

A osteoporose tem impacto direto na saúde oral e sistêmica do paciente. Ou seja, ela possui sintomas que podem se manifestar somente em estágios muito avançados e só tem tratamento em casos preventivos (por isso a importância de um plano odontológico).

O diagnóstico rápido evita complicações irreversíveis, pois é possível avaliar quais seriam os futuros sinais e sintomas que poderiam se manifestar nos tecidos bucais e peribucais.

 

Como é o diagnóstico para osteoporose

A osteoporose é uma doença muito perigosa justamente por dar poucos (ou não dar) sinais de aparição no início, somente quando já se encontrada em estágios avançados.

Dessa forma, o papel do profissional responsável por orientar o paciente leva em conta dados como idade, peso, altura, fatores hereditários e estilo de vida. Assim, o diagnóstico costuma vir nos resultados de exame da densitometria óssea, feito por um aparelho raio x que passa sobe os ossos analisados.

Além disso, algumas causas que potencializam o aparecimento ou agravamento da osteoporose são:

  • Disfunção da tireoide;
  • Doenças autoimunes;
  • Déficit de cálcio;
  • Sedentarismo;
  • Má alimentação;
  • Deficiência de vitamina D;
  • Alcoolismo;
  • Tabagismo;
  • Dentre outros.

 

Como prevenir e os tratamentos da osteoporose

De acordo com especialistas no assunto, a prevenção é a melhor forma de tratamento da osteoporose.

Alguns hábitos de rotina devem ser eliminados ou minimizados, como tabagismo, café, álcool e alguns alimentos como açúcar.

Além disso, mulheres pós menopausa, principal foco da doença, devem evitar a qualquer custo o consumo excessivo de álcool e cigarros, pois a longo prazo eles potencializam a aparição e desenvolvimento da osteoporose.

Praticar atividades físicas e consumir vitaminas e mineiras em quantidades corretas para o corpo também são ótimas a fim de prevenir a doença.

Quando se fala em tratamento, a maior parte das pessoas pensam em um medicamento ou uma injeção que erradique a doença em pouco tempo, porém não é bem assim que funciona com a osteoporose.

Neste caso, profissionais costumam afirmar que a forma mais eficaz de tratamento é a prevenção (suplementos alimentares, alimentação saudável e prática exercícios físicos), pois essa é a melhor maneira tanto de “curar” como evitar a osteoporose.

Vale lembrar também que nada substitui idas regulares a um profissional capacitado. Conte com um plano de saúde dentário de qualidade, convênio médico e também um nutricionista a fim de receitar dietas que supram as necessidades do seu corpo.

 

A sua saúde importa

Neste conteúdo você descobriu um pouco mais sobre a osteoporose, como funciona sua aparição, sintomas, tratamentos e principalmente sua prevenção, que é o melhor remédio.

Também viu a relação com a saúde bucal e como evitar que ela se agrave com idas regulares ao dentista, hábitos alimentares mais saudáveis e algumas práticas simples no dia a dia.

Em palavras mais diretas, levar uma vida saudável é primordial a fim de evitar a osteoporose, assim como inúmeras doenças que podem nos acometer ao longo da vida, por isso priorize sempre sua saúde.

Por fim, mas não menos importante, nunca inicie tratamentos ou realize mudanças significativas em sua rotina sem o acompanhamento de um profissional capacitado, somente ele pode lhe passar as orientações mais apropriadas para o seu caso.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.