Os altos e baixos da tecnologia

O acesso à informação torna-se cada vez mais rápido e prático, permitindo conectar-se facilmente com qualquer lugar do mundo.

Atualmente, as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas. O acesso à informação torna-se cada vez mais rápido e prático, permitindo conectar-se facilmente com qualquer lugar do mundo.

Na situação de pandemia em que encontramo-nos atualmente, a tecnologia também apresenta forte influência. Com essa conexão possível, plataformas estão sendo exploradas para auxiliar o combate à Covid.

A evolução de softwares cria um mundo de oportunidades em diversos setores e para inúmeras aplicações, porém também pode gerar malefícios quando utilizadas por pessoas que desejam causar prejuízos de alguma forma.

 

Os benefícios da tecnologia

O aprimoramento da tecnologia permitiu uma comunicação cada vez mais rápida e prática entre as pessoas. Por meio de mídias e aplicativos, além da tradicional ligação, é possível encontrar e entrar em contato com toda a população que esteja conectada.

A quebra de fronteiras é um dos principais benefícios da tecnologia, proporcionando essa união e facilidade na troca de mensagens. Em tempos atuais de pandemia e isolamento social, os avanços da tecnologia proporcionam que grupos continuem auxiliando dependentes químicos

A tecnologia também proporcionou uma expansão comercial gigantesca. Muitas empresas passaram a investir em meios tecnológicos, tanto para sua lucratividade, quanto para a divulgação de sua marca, ganhando espaço e reconhecimento. Negócios de qualquer porte podem ser livremente disponibilizados na internet.

Com a expansão comercial, a tecnologia também têm gerado empregos. Diversas profissões passaram a existir devido aos avanços tecnológicos, necessidade de comandá-los e desenvolvê-los ainda mais. Muitos métodos têm sido desenvolvidos para capacitar cada vez mais os novos profissionais dessas áreas, inclusive com programa na Região Serrana, que apresenta o foco no desenvolvimento para esse setor.

Com a procura comercial, a tecnologia também é utilizada para melhores controles de áreas e possibilidades de atuação. Softwares variados são desenvolvidos e criados continuamente para atender às demandas de mercado a medida em que estas surgem, visando maiores facilidades no cotidiano.

 

Os malefícios da tecnologia

Ainda que a tecnologia tenha proporcionado uma série de vantagens, tanto as citadas acima, quanto diversos outros benefícios, há desvantagens que também foram instaladas com esses avanços.

Um dos malefícios que atinge principalmente as celebridades em relação à tecnologia é a deepfake (vídeo falso). Estes são vídeos com transformação de cenas ou construção de cenários irreais. São comumente utilizados para disseminar notícias falsas ou conteúdos impróprios criados por meio de plataformas e montagens.

A violação e roubo de dados também é uma das desvantagens desses avanços tecnológicos.

Os famosos hackers possuem acesso à softwares que podem ser utilizados para o reconhecimento de dados pessoais e roubo de informações valiosas dos usuários. Ao adentrar em domínios que não são seguros, é possível ter uma série de dados coletados pelo sistema.

Os malefícios causados nesses casos podem ir desde roubo de identidades, até a clonagem de cartões de crédito e uso indevido de métodos de pagamento de outras pessoas.

A depressão e a ansiedade são problemas acarretados pelos avanços tecnológicos. Há uma combinação entre ver pessoas em redes sociais com vidas que aparentemente são perfeitas, a necessidade de acompanhar cada mudança tecnológica com uma certo desespero e até mesmo a facilidade do contato online que não consegue ser transmitida ao offline podem comprometer o estado psicológico de muitas pessoas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também