A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT irá se apresentar no próximo domingo (1), às 12h, no Palácio de Cristal, dentro da programação da Bauernfest, com entrada franca. Formada por jovens músicos petropolitanos, a Orquestra é um projeto sociocultural idealizado há cinco anos pelo Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, unidade da Fiocruz em Petrópolis, que oferece oportunidade de formação orquestral, humanista e profissionalizante a alunos da rede pública de ensino de Petrópolis.

Dentro da proposta pedagógica do projeto estão apresentações regulares de concertos para diversos públicos, desde estudantes de escolas da rede pública de ensino a plateias frequentadoras de concertos. “Atuamos com a missão de proporcionar caminhos e perspectivas mais saudáveis também para os nossos jovens, reduzindo as desigualdades e ampliando o acesso aos direitos. Por isso, através da Orquestra, trabalhamos na promoção da saúde e também no desenvolvimento destes jovens como futuros profissionais da área. Entre nossos desafios está formar bons ouvintes, formar boas plateias e bons músicos, no sentido mais amplo”, explica Felix Rosenberg, Diretor do Fórum Itaboraí.

Para conhecer mais sobre a iniciativa acesse http://www.forumitaborai.fiocruz.br/documentarioOCPIT

 

Fórum Itaboraí – Fiocruz

Inaugurado em 18 de outubro de 2011, como um programa especial da Presidência da Fiocruz, o Palácio Itaboraí abriga o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde. O Fórum é um espaço permanente de reflexão e geração de ideias, que tem como principal objetivo reunir intelectuais, cientistas, artistas, gestores e usuários de educação e saúde do Brasil e do estrangeiro, para gerar formulações de políticas e práticas tendentes a reduzir as desigualdades sociais na saúde. O Fórum também desenvolve ações comunitárias que permitam pôr em prática atividades inter e transetoriais. Entre essas práticas se destacam, além da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT: a realização do Diagnóstico Rápido Participativo da situação de saúde em conjunto com o Programa de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde; a Trilha do Arboreto, com o acervo vivo e aberto ao público de plantas medicinais, que visa disseminar e resgatar os conhecimentos de uso dessas ervas, além do projeto do Arranjo Produtivo Local – APL de Plantas Medicinais, uma ação em rede com agricultores e a Secretaria Municipal de Saúde, com vistas à dispensação para o SUS. Incluem-se também: a disponibilização de espaços de estudos com acesso físico e virtual a livros e documentos; atividades de inserção digital e de apoio à capacitação tecnológica para trabalhadores de saúde; a investigação-ação participativa no campo da promoção da saúde; debates culturais, projetos, eventos e exposições de artes e cultura e, mais recentemente, a implantação de um núcleo de formação do Teatro do Oprimido, entre outras.

 

Serviço:

Fórum Itaboraí – Fiocruz

Rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso – Petrópolis- RJ

Tel.: (24) 2246-1430

forumitaborai@fiocruz.br

www.forumitaborai.fiocruz.br

www.facebook.com/forumitaborai