Em resposta à crescente erosão do espaço democrático no país e à expansão da fragmentação, da intolerância e da violência na esfera pública, um grupo plural de organizações e movimentos da sociedade civil promovem no dia 10 de junho (domingo), das 10h às 13h, no Teatro de Arena (Parque do Flamengo, Rio de Janeiro) um Dia pela Democracia, um ato no chão, distribuído e horizontal, pelo pluralismo, diálogo, tolerância e construção democrática. A ação integra a programação da Virada Sustentável Rio 2018.

O encontro é coordenado por 19 iniciativas da sociedade civil atuantes no Rio de Janeiro: Instituto Igarapé, Frente Favela Brasil, Ibase, Instituto de Estudos da Religião (Iser), Coletivo DialogAção, Rede Umunna, Fundação Cidadania Inteligente, Virada Política, Observatório de Favelas, Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio (ITS), MMACOR, Casa Fluminense, Instituto Clima e Sociedade (ICS), Acredito, Agora, Instituto Tecnologia & Equidade, Engajamundo, Instituto Sou da Paz, Nossas e Raiz – Movimento Cidadanista

A proposta é que os movimentos conversem diretamente com as pessoas, contando o que fazem e partilhando a mensagem comum pela preservação e recuperação das instituições democráticas.

As atividades começam às 10h com um café da manhã, ou melhor, uma intervenção que promove a troca de pedaços de bolo por uma conversa sobre política.

Na sequência, diversas intervenções e rodas de conversa, como “Quanto mais participação popular, mais o congresso se torna a casa do povo” (MMACOR),  “Segurança e Democracia” (Instituto Igarapé), “Democracia e gênero – a Mulher na Política” (Frente Favela Brasil) e “Rio por Inteiro: propostas para a metrópole” (Casa Fluminense e Fundação Cidadania Inteligente). Confira a programação completa em www.diapelademocracia.org.

 

Pacto pela Democracia

O Dia pela Democracia é um chamado para um Pacto pela Democracia, plataforma que propõe um compromisso com valores democráticos, eleições livres e limpas e com engajamento da sociedade e realização de reforma política ampla na sequência delas. Saiba mais em www.pactopelademocracia.org.br.

 

Dia pela Democracia no Rio de Janeiro

Quando: 10/06 (domingo), das 10h às 13h.

Onde: Teatro de Arena – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro.

Mais informações e programação: www.diapelademocracia.org