Os ônibus voltam a atuar com 100% da frota operante a partir de amanhã, quarta-feira (30.05), quando também retornarão as aulas da rede municipal de ensino. A decisão da regularização dos serviços foi tomada na manhã desta terça-feira (29) durante reunião do Gabinete de Crise do poder público, que engloba as concessionárias de serviço, empresas de coleta de lixo e transportadoras. O município, no entanto, continua racionando a utilização de veículos oficiais, diante do anúncio dos petroleiros de greve por tempo indeterminado .O objetivo é que o combustível que já chegou para ônibus e coleta de lixo seja estendido pelo maior número de dias possível.

“Precisamos agir mediante a todos os cenários que se apresentam. A ordem é para voltar à normalidade a medida do possível, mas sem deixar de se planejar mediante às greves e possíveis bloqueios. O município está racionando o uso dos carros administrativos, que, com exceção dos veículos da Saúde, Defesa Civil e Assistência Social, estão recolhidos e abastecidos para uso emergencial, principalmente na área as Saúde”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Nesta terça-feira (29.05), os ônibus já atuam com 80% da frota de veículos nas ruas. A coleta de lixo está sendo feita com todos os 24 veículos da frota, atendendo o itinerário completo nos bairros e Centro. As unidades de Saúde do município, tanto Urgência e Emergência, quanto da Atenção Básica, estão com funcionamento normal, com as equipes completas.  Por causa da greve, a direção do Hospital Alcides Carneiro (HAC) remarcou 25 cirurgias eletivas que estavam agendadas para esta semana.

O Gabinete de Crise mantém o acompanhamento de todas às áreas de forma ininterrupta, podendo ser acionada a qualquer momento, mediante o desenrolar dos cenários.

Como ficam os serviços:
Aulas na rede municipal

As aulas da rede municipal serão restabelecidas nesta quarta-feira (30.05). Os 19 ônibus escolares irão fazer seus horários e itinerários normalmente.Todas as 184 unidades educacionais da rede – 114 escolas e 70 Centros de Educação Infantil – estão abertos na quarta-feira. A necessidade de reposição de aulas será programada pelas diretoras das escolas junto com o Departamento de Inspeção Escolar.

Saúde

Os atendimentos em hospitais, postos de saúde e UPAs estão normais, com equipes completas e insumos abastecidos. A direção do Hospital Alcides Carneiro (HAC) remarcou 25 cirurgias eletivas que estavam agendadas para esta semana. A medida de contingência é para evitar possível desabastecimento, em caso de cirurgias de emergência, em função da paralisação dos caminhoneiros em várias regiões do país. As intervenções cirúrgicas estão sendo reagendadas por ordem de prioridade, com avaliação caso a caso.

Coleta de lixo

A frota de caminhões que faz a coleta de lixo foi reabastecida desde segunda-feira (28.05) e o serviço ocorre normalmente nesta terça (29.05), com 24 caminhões, totalidade da frota.

Defesa Civil

Os veículos do setor operacional da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias estão sendo reabastecidos, bem como outros veículos utilizados de maneira emergencial na última semana. Os carros do setor administrativo, permanecem recolhidos no pátio da Secretaria, com o combustível restante reservado para questões prioritárias.

Repartições públicas

Todas as repartições públicas continuam funcionando normalmente, com a frota de carros administrativos recolhida aos pátios (com exceção de Saúde, Defesa Civil e Assistência Social), com o combustível restante reservado para questões emergenciais, preferencialmente da Saúde.