O Procon Petrópolis estará com fiscais de plantão para apurar denúncias sobre irregularidades durante a Black Friday em tempo real. A partir de zero hora de sexta-feira (23.11), fiscais estarão em lojas que abrirem às portas para orientar os consumidores. Já ao longo do dia, a partir das 11h e até às 17h, a equipe ficará de plantão na Praça Alcindo Sodré atendendo às demandas da população. A iniciativa visa evitar que os clientes sejam fraudados por conta de falsas propagandas nesta época do ano. Com arrecadação de mais de R$ 2.1 bilhões em todo o país em 2017, a expectativa de venda é ainda maior para este ano.

Nesta quinta-feira (22), uma equipe do Procon irá percorrer as ruas da cidade explicando à população as regras para a compra nesta época do ano. Os profissionais distribuirão cartilhas com foco em dois públicos: o primeiro são os próprios comerciantes e empresários e visa esclarecer a conduta para a venda de produtos e serviços; já a segunda tem o foco no consumidor em si, dando dicas e sugestões sobre como comprar de maneira consciente nesta época do ano. O material está disponível no www.petropolis.rj.gov.br/procon.

“A ordem do prefeito Bernardo Rossi é fazer valer o direito do consumidor. Então, este ano teremos, pela primeira vez, equipes fazendo operação na abertura das lojas, a zero hora da Black Friday. Nossas equipes atuam desde o mês passado fazendo o levantamento de preços de produtos e serviços que, historicamente, tem maior busca pelos comerciantes”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

No ano passado as ações em torno do Procon Petrópolis tiveram efeitos positivos. Não houve, na cidade, reclamações dos consumidores em torna das compras feitas nesta época do ano. As compras nesta época do ano, no entanto, devem ser feitas com atenção para evitar que o cliente seja enganado. A orientação do Procon é que durante suas compras o consumidor fique alerta quanto a possíveis fraudes. Por gerar grande fluxo de pessoas nas lojas sejam elas físicas ou on-line, a população deve ficar de olho em alguns pontos como a reputação de loja que vai comprar, a forma de pagamento escolhida, monitorar os preços para evitar ser enganado, preços muito inferiores do praticado no mercado, entre outros.