A Organização Mundial Metereológica (OMMO que é ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou uma nova edição do relatório “Estado do Clima”, nesta quarta-feira (18). Este relatório diz que os últimos sete anos tem sido os mais quentes já registrados no planeta.
Em sua análise do documento, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que o “sistema energético global está quebrado” e, com isso, que estamos “cada vez mais próximos de uma catástrofe climática”.
Além dessas declarações, o secretário-geral disse que o “Estado do Clima” mostra a “triste repetição do fracasso humano em combater os problemas climáticos” com “recordes alarmantes” atingidos em 2021 em várias frentes: aumento do nível do mar, aquecimento dos oceanos, concentração de gases de efeito estufa e acidificação dos oceanos.
António Guterres diz que os combustíveis fósseis são um caminho sem saída, e ainda ressalta, que a guerra na Ucrânia e seus efeitos sobre o preço da energia é um outro aviso para que o mundo “acorde” para as mudanças climáticas.
Comentários estão fechados.