Como parte das celebrações do mês da mulher, será levado aos distritos o Ônibus Lilás, espécie de posto voltante do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), que visa dar assistência a locais distantes do Centro, onde fica localizada a sede do órgão. Além das ações com o equipamento, serão realizadas palestras, preventivos, aulas de dança, apresentações culturais, entre outros. No interior do estado, apenas Petrópolis possui este tipo de veículo.

Reintegrado no último ano, o Ônibus Lilás é uma espécie de Cram móvel, utilizado para auxiliar no atendimento à mulher. O objetivo é levar uma equipe multidisciplinar a localidades distantes do centro urbano. No ônibus, são oferecidos gratuitamente serviços como assistência social, jurídica e psicológica, além da distribuição de material de orientação sobre serviços de defesa e proteção e realizar encaminhamento à mulheres precisando de acolhimento por parte do órgão.

“Levar este tipo de ação à população dos distritos, que por muitos anos foi negligenciada pelo poder público, é de extrema importância. Em locais afastados, muitas vezes a mulher se fecha e não denuncia a violência sofrida pela dificuldade que encontra para buscar ajuda. Por isso, devemos levar este tipo de ação permanentemente”, declara Cléo de Marco, coordenadora do Cram.

Petrópolis é a única cidade do interior do estado a contar com o equipamento, que conta com duas salas de atendimento, banheiro, cozinha e um toldo que pode abrigar até 24 cadeiras para criar uma espécie de sala de espera no local onde o atendimento for realizado. Durante o Mês do Mulher, o Ônibus irá ao Carangola, Vale das Videiras, Secretário, Posse/Brejal e Madame Machado, além das ações na Praça Alcindo Sodré, no Centro, nos dias 8 e 22.3.

Em 2017, o Cram, que é subordinado ao Gabinete da Cidadania, atendeu 454 mulheres, número 46% maior do que no ano anterior. Apenas em janeiro deste ano, o número de atendimentos aumentou em 144% com relação ao mesmo período de 2017.

“A mulher precisa saber que tem alguém do lado dela, então precisamos de cada vez mais ações como esta. No Mês da Mulher, nada mais justo do que abraçar todas as petropolitanas, de qualquer localidade, classe social ou etnia. Nosso trabalho é abraçar e aproximar todos, e é assim, em conjunto, que se faz um trabalho social eficiente”, destaca Anna Maria Rattes, presidente do Comdim e coordenadora do Gabinete da Cidadania

O Cram possui um telefone de emergência, disponível para chamadas de voz, mensagens de texto ou WhatsApp no número (24) 98839-7387. Para denunciar ou solicitar informações, pode-se ligar para o telefone 2243-6152 ou comparecer à sede do Cram, localizada na Rua Santos Dumont, número 100, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta, de 8 às 17h. Caso se sinta violentada de alguma forma, a mulher pode contatar a Polícia Militar pelos números 2291-5071, 2242-8005 ou 180, além de poder contatar via WhatsApp a emergência da Polícia Militar, pelo número (24) 99222-1489.

Confira a programação do Ônibus Lilás durante o mês de março:

8/3, quinta-feira

Praça Alcindo Sodré, entre 9h e 17h

 

10/3, sábado:

Carangola, de 9 às 14h

  

12/3, segunda-feira:

Secretário, de 9 às 14h

 

14/3, quarta-feira:

Posse/Brejal, de 9 às 17h

 

22/3, quinta-feira:

Praça Alcindo Sodré, entre 9h e 17h

 

26/3, segunda-feira:

Vale das Videiras

 

28/3, quarta-feira:

Madame Machado, a partir das 11h