Ônibus que faz a linha (459), Independência foi apedrejado na noite de quarta-feira (6).

A Petro Ita informa que o ônibus que fazia a linha 459- Independência teve três janelas quebradas, além do vidro traseiro na noite de quarta-feira (6), no bairro. Segundo a empresa, a violência ocorreu depois de um incidente envolvendo o ônibus e um carro e o motorista do automóvel acabou jogando as pedras no coletivo. Ninguém ficou ferido.

A empresa informou que o ônibus vandalizado não fez a viagem de 21h20, mas outras linhas que atendem a região continuaram operando normalmente. A linha 401, por exemplo, fez a viagem de 21h30 saindo do bairro.

A Petro Ita informa ainda que o coletivo vandalizado está passando pela manutenção nesta quinta-feira (7) e que foi substituído.

No mês passado um ônibus da Viação Cascatinha também foi atingido por uma pedra que quebrou o para-brisa, na Comunidade do Alemão. A ocorrência foi registrada na 105ª DP.

O Setranspetro informa que repudia totalmente ações como essas que configuram violência e prejudicam os passageiros do transporte público, uma vez que os ônibus precisam ser retirados das linhas para passar por manutenção.

Além desses episódios, o sistema também registrou neste ano a tentativa de arrombamento da máquina de recarga de cartão no Terminal Itaipava.

Outras práticas frequentes de vandalismo que prejudicam a operação dos ônibus são as constantes pichações e bancos que são rasgados frequentemente. Em abril, um ônibus da Turb Petrópolis, que atendia a linha da Posse teve cinco bancos destruídos em uma única viagem.