Quem mora no Alto da Serra é só agradecimentos pela presença do ônibus de videomonitoramento. Instalado ao lado da Praça Dr. Miguel Couto no início da semana passada, o equipamento acompanha 24 horas por dia a movimentação na praça e entorno e já ajudou a voltar com a tranquilidade no local. Por isso, depois de participar do esquema de segurança da Bauernfest, o veículo voltará para o mesmo ponto, como decidiu a Guarda Civil.

O veículo é equipado com sete câmeras: duas em cada lateral, duas internas e mais uma que sobe a até 11 metros e capta imagens a 300 metros. Todas as imagens ficam armazenadas por 30 dias e podem ser utilizadas pela polícia civil para eventuais investigações. Oito homens se revezam em duplas e, ao perceber alguma irregularidade ou delito, podem atuar imediatamente ou acionar a Polícia Militar.

“O ônibus de videomonitoramento é uma grande ferramenta a serviço da segurança de Petrópolis. A prefeitura vem investindo no monitoramento e o primeiro foi a ativação do ônibus, que ficou parado por mais de três anos porque não foi providenciado um software de gravação das imagens. A Guarda Civil correu atrás disso logo nos primeiros dias de governo de colocou o veículo para funcionar e, desde então, já ajudou a dar mais segurança em todos os lugares que já passou”, ressalta o prefeito Bernardo Rossi.

O ônibus ficará na Praça Dr. Miguel Couto até a próxima segunda-feira (18.06), quando vai passar por revisão geral e limpeza e será posicionado nos jardins do Palácio de Cristal, principal ponto da Festa do Colono Alemão. Logo após o evento, será feito novamente o procedimento de revisão e limpeza e ele voltará a ficar no mesmo local que está atualmente, ao lado da quadra esportiva.

“A vinda do ônibus para cá no Alto da Serra cumpriu o objetivo de devolver esse espaço para a população. Nós trouxemos para cá a partir de pedidos de moradores que relataram aqui tinha virado um ponto de uso de drogas e muita desordem. Bastou vir com esse equipamento para cá, que nós começamos a receber relatos de que ambiente mudou, que a praça voltou a ser usada pelas famílias, que as estão usando o parquinho. É por isso que nós vamos voltar com ele para cá após a Bauernfest”, explica o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

Presidente da Associação de Moradores do Alto da Serra, Paulo José de Souza acredita que a vinda do ônibus para o bairro foi o primeiro passo e, agora, já está pensando em atividades que possa trazer para realizar na praça.

“O visual já melhorou, no fim de semana a gente viu aqui a garotada jogando bola, as crianças no parquinho com a família, o pessoal na feira com a maior tranquilidade. Estava precisando mesmo disso, de dar esse primeiro passo. Agora, já estamos pensando em algo que possa manter esse clima por aqui”, afirma.

Valéria Ambrósio mora na Rua Alyntor Werneck, que fica ao lado da praça. Todas as noites ela leva o cachorro para passear e nos últimos dias, percebeu a diferença.  “As pessoas param e agradecem mesmo. Venho aqui toda noite e o choque foi muito grande. O ônibus melhorou a saída da escola e até do posto de saúde, esperar ônibus no ponto ficou mais tranquilo”, diz ela.

Desde que ônibus de videomonitoramento passou a ser utilizado efetivamente, ele já passou por Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), Parque Municipal de Itaipava (para as duas últimas edições da Expo Petrópolis), Praça Marechal Carmona (na esquina da Paulo Barbosa com a Caldas Viana), Palácio de Cristal (para a Bauernfest de 2017), Praça da Inconfidência e Rua Teresa.