A escassez de recursos naturais em virtude das mudanças climáticas no planeta vem afetando todos os setores, redundando até mesmo na insegurança quanto ao futuro do mundo no que se refere à garantia de alimentação para a população. Nota divulgada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) aponta como solução a redução de perdas e desperdício de alimentos, que deve ser tida como prioridade global.

Pensando nisso – e para dar continuidade ao trabalho de divulgação das oficinas do Serviço de Fortalecimento de Vínculos das unidades do CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) em Cordeiro – a facilitadora Ana Paola Colaço tem utilizado o espaço da Oficina de Culinária para ensinar receitas nutritivas aos usuários cordeirenses, que têm demonstrado bastante interesse quanto ao aprendizado.

Iguarias como Brigadeiro de Inhame, Bolo de Casca de Banana, Tapioca Doce e Salgada, Nhoque de Batata Doce, Panqueca sem Glúten de Banana e Aveia, Bolinho de Arroz e Pudim de Banana, entre outras delícias, são receitas que têm surpreendido os alunos pelo paladar, facilidade de preparo e a opção de evitar o desperdício.

A renomada facilitadora Ana Paola Colaço – aprovada no Processo Seletivo realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro este ano – nasceu em Recife e desde criança observava sua avó fazendo bolos, doces, biscoitos e comidas deliciosas para a família. Sua inspiração foi seu caderno de receitas, que passou por várias gerações até chegar às suas mãos. Seguindo esta trajetória, resolveu se especializar com cursos e seminários internacionais e aperfeiçoou seus conhecimentos.

Desde 2001 foi idealizadora e umas das fundadoras do Projeto Seara, que faz um trabalho de inclusão social também através da gastronomia com adolescentes e mulheres. Além de atuar na área de responsabilidade social, é professora de confeitaria e gastronomia e está em constante aperfeiçoamento para compartilhar suas experiências e estudos nos cursos e palestras que ministra.

Em setembro foi selecionada no Processo Seletivo e ministra aulas no Serviço de Fortalecimento de Vínculos dos CRAS Lavrinhas, Manancial e Rodolfo com ênfase em reaproveitamento de alimentos. Os interessados em frequentar essa e outras oficinas devem procurar seu CRAS de referência para mais informações.

 

Fonte: Prefeitura de Cordeiro – RJ