Foto: Divulgação

Oceanic Aquarium recebe certificado da AZAB pela excelência nos cuidados com os animais

Foram analisados mais de 100 critérios no trabalho realizado na conservação das espécies, pesquisa e educação ambiental. O título foi entregue durante o 45º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Às vésperas de completar três anos de atuação em Balneário Camboriú (SC), o Oceanic Aquarium recebeu o Certificado de Bem-estar Animal, emitido pela AZAB – Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, em parceria com a ONG Wild Welfare, da Inglaterra. “Estamos imensamente felizes com essa conquista. É o reconhecimento pela seriedade do nosso trabalho e por toda nossa dedicação em investir sempre no melhor para o bem-estar dos animais do Oceanic Aquarium. Esse certificado nos coloca entre os melhores aquários do país e prova que estamos no caminho certo”, destaca Cristiano Buerger Filho, diretor do Grupo Oceanic.

Certificado de bem-estar animal

O certificado emitido pelas duas instituições analisa o trabalho realizado na conservação das espécies, pesquisa e educação ambiental. São mais de 110 critérios que precisam ser cumpridos, em cinco domínios do bem-estar animal, sendo quatro físicos e um comportamental. O Certificado de Bem-estar animal existe no Brasil desde 2017 e é um movimento iniciado pela WAZA – World Association of Zoos and Aquariums, Associação Mundial dos Zôos e Aquários. Que tem como objetivo orientar, incentivar e apoiar as instituições em cuidados e bem-estar animal sob cuidados humanos, educação ambiental e conservação global.

Oceanic Aquarium

Em breve o aquário completa três anos em Balneário Camboriú (SC), hoje tem aproximadamente 140 espécies em 30 recintos. A equipe técnica é formada por cerca de 15 profissionais, como: veterinários, biólogos, zootecnistas, oceanógrafos, entre outros. O Certificado de Bem-estar Animal garante que o Oceanic Aquarium proporciona o mais alto padrão no cuidado e manejo com os animais, nas diversas áreas, além de cumprir todas as normas exigidas. Entre os zoológicos e aquários do Brasil inteiro, o Oceanic Aquarium foi o 11º a conquistar esse certificado. “A partir do momento em que foi considerado não só o bem-estar físico, mas também o bem-estar mental dos animais, novos paradigmas foram criados e avanços em estudos nessa vertente se multiplicaram em todo o mundo. Novos conceitos em recintos foram desenvolvidos e as melhorias na qualidade de vida dos animais têm sido evidentes e em constante evolução nos empreendimentos responsáveis”, explica André Neto, gerente operacional do Oceanic Aquarium.

Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil

O diretor Cristiano e parte da equipe técnica responsável por essa conquista estiveram presentes no evento e receberam em mãos a certificação: “É uma honra participar desse momento, queremos dedicar o certificado à todo nosso time, de mais de 100 profissionais, que trabalharam e se dedicaram muito para conquistar com nobreza esse objetivo”, finaliza Buerger.

A entrega foi feita durante a 45ª edição do Congresso da AZAB, esse ano realizado no Zoo de São Paulo. O evento reuniu mais de 340 profissionais, lideranças nacionais e mundiais da área e teve o tema: “Zoos e Aquários: uma visão de futuro”. O evento discutiu as iniciativas de conservação, o papel do Brasil no cenário mundial e de que formas as tecnologias podem ser aliadas nesse propósito. Hoje, zoológicos e aquários desenvolvem um trabalho importantíssimo como centros de conservação da biodiversidade. Além da produção de conhecimento científico, ampliação da conscientização e ações que (re)conectam as pessoas com o meio ambiente para que sejam protagonistas da causa na sociedade.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.