O traço rápido e espontâneo que envolve o grafite pode ser conferido com a exposição “Made in Santa”, em cartaz este mês na Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Do artista Téo Senna, com curadoria de Tito Senna, a mostra apresenta quatro grandes telas pintadas com tinta spray em um suporte de alumínio. Segundo o artista, seu trabalho mostra “uma compreensão aguda, crítica e também irônica do contexto contemporâneo do qual faz parte o grafite”. A entrada é gratuita e a exposição fica até o dia 1º de junho.

Após a realização de Edital de Ocupação de Galeriasdo Centro de Cultura Raul de Leoni, visando ao processo de seleção à ocupação dos espaços destinados às Artes Visuais, no período de 05 de abril a 27 de julho de 2019, foram selecionadas três propostas de exposição para a Galeria Van Dijk. Além da “Made in Santa”, também estarão em cartaz “Patinando pela história”, em junho, e “O que vem na cabeça quando penso em Petrópolis”, em julho.

“Estamos muito felizes com as exposições que estão chegando ao Centro de Cultura, todas de muita qualidade, como esta do Téo Senna, na Galeria Van Dijk. A ideia é manter o prédio sempre ocupado”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

Já em junho, a galeria é ocupada por “Patinando pela história”, de Antônio Caetano, que traz de volta o encanto dos brinquedos feitos artesanalmente que faziam a cabeça das crianças nas décadas de 1940, 1950 e 1960. A mostra apresentará cerca de trinta brinquedos feitos dos mais variados materiais: madeira, latas, cordas e caixas diversas.

            No mês seguinte, julho, “O que vem na cabeça quando penso em Petrópolis” é uma coletiva proveniente de uma seleção criteriosa do curso de pintura Processos Criativos no SESC Quitandinha no qual a execução dos painéis foi sugerida a idéia-motivo Petrópolis, na sua forma mais abrangente possível. Participam da mostras os artistas Ana Luiza Schmitt, Bia Penna, Cal Guimarães, Célio Vieira, Cristina Lima, Débora Castilho, Lu Santana, Regina Kronemberger, Rose Lima, Shirley Kling e Vera Matheus.

A entrada é franca e a Galeria Van Dijk fica aberta de segunda a sexta-feira, de 10h as 17h, e sábado de 13h as 17h. Censura Livre. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá no. 305 – Centro.

Fonte: IMCE