Novo ecoponto de coleta seletiva de Petrópolis ficará em Araras Este será o quarto local na cidade onde será possível trocar materiais recicláveis por descontos na conta de luz Espaço será administrado em conjunto pela Comdep e pela Enel Distribuição Rio e será inaugurado ainda neste mês de setembro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Petrópolis vai ganhar mais um ecoponto de coleta seletiva, o quarto da cidade. Dessa vez, os oito mil moradores de Araras e comunidades da região poderão trocar os materiais recicláveis por descontos na conta de luz. O ecoponto vai ficar na Estrada Bernardo Coutinho, nº 3.435, onde já ficam a quadra poliesportiva e a UBS do bairro, e será administrado em parceria pela Comdep e Enel Distribuição Rio. A inauguração está marcada para a próxima quinta-feira (19.09), durante o Festival de Limpeza de Araras.

 

O município já conta com outros três ecopontos: Mosela, Itaipava e Quitandinha, esses dois últimos inaugurados pelo prefeito Bernardo Rossi ao lado da concessionária de energia. Juntos, eles somam 1.693 cadastrados que obtém redução nas contas de luz a cada entrega de materiais. Só este ano, foram levadas quase 81 toneladas de recicláveis para os três pontos até o fim de agosto.

 

“Esse é mais um avanço do município na coleta seletiva e na preservação ambiental. Essa parceria que nós temos com a Enel nos ecopontos é muito importante para a cidade e, por isso, estamos chegando ao nosso terceiro ecoponto para inaugurar em dois anos, agora dentro de um bairro grande. Será mais uma oportunidade para essa população ter duplo benefício: o desconto na conta de luz e o cuidado com o planeta”, ressalta o prefeito Bernardo Rossi.

 

O espaço onde funcionará o ecoponto – que pertence à prefeitura – está sendo preparado pela Comdep. Será feita adequação de uma área atrás do prédio, onde será feita a armazenagem dos materiais entregues pela população; limpeza e pintura da sala de atendimento; revisão da parte elétrica; e instalação dos equipamentos que serão usados para pesagem dos recicláveis e cálculo do desconto.

 

“Os equipamentos, como balança e computador, serão fornecidos pela Enel, enquanto a Comdep manterá funcionários no local para fazer o atendimento no ecoponto. É o mesmo sistema que já funciona nos outros ecopontos da cidade e que vem sendo uma parceria de muito sucesso. Estamos felizes por chegar ao nosso quarto ecoponto, mas já estamos conversando para abrir outros em breve”, explica o presidente da Comdep, Wagner Silva.

 

Para participar, também funcionará da mesma forma. Basta o morador levar uma conta de luz na primeira vez que for ao ecoponto – através do número do cliente, será feito o cadastro e entregue o cartão onde será registrado todos os descontos. A partir da segunda vez que o morador for ao ecoponto, é só levar o cartão junto. Todos os descontos registrados virão já na conta de luz seguinte.

 

“O Ecoenel é um projeto completo, pois atende todos os eixos da sustentabilidade – ambiental, social e econômico –, com criação de valor compartilhado para todos os envolvidos. O projeto permite a destinação correta dos resíduos para a reciclagem, além de exercer sua função social e econômica, na medida em que ajuda o cliente a pagar a sua conta de luz com os bônus concedidos com os resíduos”, afirma o responsável por Projetos de Sustentabilidade em Distribuição da Enel Brasil, Odailton Arruda.

 

É possível obter os descontos levando materiais como papel e papelão; garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET); latas de cerveja e refrigerante.

 

“Ao levar o material, basta ter dois cuidados: os materiais devem ser separados para que o cálculo possa ser feito; e devem estar limpos, porque senão não é possível reutilizar. Também é importante destacar que outros materiais podem ser levados, mas não geram descontos na conta de luz, como vidro, óleo de cozinha e lâmpadas não-fluorescentes”, explica o diretor técnico-industrial da Comdep, Carlos Alberto Salgueiro. Os materiais que não geram descontos são recebidos pela Comdep no ecoponto como doação.

 

Festival da Limpeza de Araras

A inauguração do ecoponto será mais uma atividade dentro do Festival da Limpeza de Araras, que acontece até o dia 28 de setembro. O evento é promovido pela ONG Projeto Araras e está na 20ª edição. A Comdep também irá participar do evento por meio de mutirões de limpeza, com ações como capina, remoção de entulho e varrição, que vão mobilizar entre 20 e 25 funcionários apenas da agência regional da empresa em Itaipava. O evento ainda conta com palestras e workshops sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.