Por Gabriel Barbosa
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), aprovou um projeto que visa a construção de um trem de alta velocidade, (trem-bala), entre as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, as duas principais metrópoles do país. O valor orçado do projeto é superior à R$ 50 bilhões seria totalmente custeado pela iniciativa privada, sem participação do poder público.
De acordo ainda com o que foi informado pela ANTT, a construção e operação do transporte seria realizada por meio de uma concessão do governo pela empresa TAV Brasil, que recebeu a autorização por 99 anos para explorar uma estrada de ferro entre os municípios.
Segundo o que foi proposto, o veículo poderá alcançar a velocidade de 350 Km/h, realizando o trajeto entre os municípios em apenas 1h30. Além disso, um mapa que exibe por onde o trem vai passar já foi estipulado, com previsão de parada em duas cidades, Volta Redonda e São José dos Campos.

Apesar do documento oficial estipular que a concessão da TAV Brasil seja inicialmente para o transporte apenas de passageiros, existe a expectativa de que este projeto possa ser ainda maior. “Posteriormente, poderá haver a criação de novas estações, a partir e de acordo entre as prefeituras dos municípios que serão conectados pelo TAV”, diz um trecho do documento.
O prazo para que o projeto seja iniciado não foi divulgado.
Comentários estão fechados.