Nova tecnologia deixa Polo de Confecções de Petrópolis mais competitivo

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O lançamento nacional da Costura Inteligente, atual tecnologia empregada pelas principais marcas do mercado no mundo da moda: Europa, Ásia e Estados Unidos, foi realizado na última terça-feira (28), na sede da Costure Melhor Kappaun´s, em Petrópolis.  O evento Indústria 4.0 terá programação até o dia 01 de junho de 2019, comemorando o mês da Indústria e da Costureira.

A Rua Teresa, principal polo de moda do interior do Estado do Rio de Janeiro, foi escolhida para sediar o evento que revela essa tecnologia revolucionária, apresentada pela Costure Melhor Kappaun’s e pela Zoje do Brasil, para o mercado da moda. O lançamento contou com a presença de empresários, microempresários, confeccionistas e estilistas.

“Este lançamento nacional em Petrópolis demonstra a importância do polo industrial de confecções da cidade, que é responsável pela distribuição de milhares de roupas para importantes mercados internos e externos da moda”, avalia o empresário e consultor petropolitano, Jorge Kappaun.

A tecnologia de ponta vinda da província de Zhejiang, na China, importante polo de concentração de importantes universidades e faculdades que desenvolveram e implantaram a atual Indústria 4.0 no mercado de confecções, oferece muitos benefícios de competitividade e ótimas oportunidades de crescimento para o mercado petropolitano.

“Eu estive na China e fiquei surpreso com essa revolução na maneira de costurar, utilizando processos mais simples, através da padronização dentro das confecções, e que já é realidade nos principais polos industriais do mundo. Apresentamos essa tecnologia aqui em Petrópolis, para que os empresários locais possam entender e se adequar rapidamente com a implantação deste processo na costura das roupas, proporcionando maior custo benefício, produtividade e competividade dos produtos fabricados no nosso polo regional, garantindo empregos e também o desenvolvimento”, destaca o consultor.

A Costura Inteligente reflete o conceito do que os confeccionistas chamam de Indústria 4.0, um sistema moderno de produção que gera redução de custos e eficiência na produção. Em Petrópolis, essa novidade pode significar um caminho alternativo para garantir redução nos custos de produção, e uma saída para que os empresários consigam vencer a crise econômica nacional e voltar a competir com os produtos internacionais de baixo custo. 

“É fundamental essa modernização na indústria. A Kappaun´s é muito importante para Petrópolis e, com essa tecnologia de ponta, vai impulsionar a indústria para os que trabalham na confecção”, avalia Denise Fiorini, presidente da Associação da Rua Teresa.

Segundo dados fornecidos pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Petrópolis conta com 4.267 funcionários em 355 estabelecimentos do segmento. A indústria da confecção é responsável por 1,39% da contratação no município.  O início da automatização da produção local deverá servir como referência para o mercado têxtil de todo o país, pois deve proporcionar uma força maior ao polo regional, contribuindo com o desenvolvimento e a manutenção de muitos empregos.

“Ao automatizar várias opções de corte e costura, todo o processo com esse novo maquinário asiático será mais fácil. Com certeza, gerando benefícios para todos os lados. O trabalho é feito com mais precisão e sua padronização traz uma novidade que nos colocará em uma situação privilegiada no mercado”, acredita o presidente do Sindicato de Confecção de Petrópolis, Addison Menezes.

Como é um lançamento importante para o Polo de Confecções de Petrópolis, o evento Indústria 4.0 conta com o apoio das principais entidades deste segmento: FIRJAN, SENAI Modas, SINDCON, SEBRAE, ARTE e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Petrópolis. 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.