O Ministério do Trabalho inaugurou nesse sábado (24.03) a nova sede da Gerência Regional do Trabalho em Petrópolis na Rua São Pedro de Alcântara, nº 63, Centro. O lugar, mais espaçoso, permitirá, futuramente, o aumento no atendimento diário a população petropolitana. A previsão é de que os atendimentos na nova sede comecem já na próxima semana.

“Petrópolis é uma cidade muito importante para o Ministério do Trabalho. Essa agência atende a mais dez municípios da região. O outro espaço, no Shopping Copacabana, acabou ficando pequeno para tanta demanda. Nessa nova sede, proporcionaremos mais qualidade no atendimento e conforto, inclusive para os funcionários”, disse o ministro do Trabalho Interino Helton Yomura.

No espaço serão ofertados os atendimentos da gerência regional: emissão de carteira de trabalho, entrada no seguro desemprego, registro profissional e orientação trabalhista. Atualmente, a gerência atende cerca 2400 pessoas mensalmente. Uma parceria com a prefeitura permite que os pedidos de emissão de carteiras de trabalho sejam feitos também pelo DETRA – Departamento de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Através dessa parceria, já foram emitidas nesse ano 974 carteiras de Trabalho pelo DETRA.

“Petrópolis ganhou hoje a importância que tanto merece. Aumentamos o número de empresas legalizadas nesses últimos anos e isso prova que estamos conseguindo avançar mesmo com as dificuldades orçamentárias. Queremos que cada vez mais aumente o número de carteiras de trabalho emitidas na nossa cidade e temos planos para não só aumentar essa parceria como conseguir ainda mais apoio do Ministério do Trabalho”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Na ocasião, o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Milton Rattes, disse que a secretaria e a prefeitura começarão a estruturar a instalação de um posto do SINE – responsável pela divulgação de vagas de empregos em empresas de todo o Estado – e Casa do Trabalhador em Petrópolis.

“Será mais uma ótima parceria para Petrópolis e uma boa notícia para os petropolitanos. Tenho muito carinho por essa cidade e tenho certeza que a prefeitura será nossa parceira nessa empreitada”, contou Milton Rattes.

De acordo com o gerente regional do Ministério do Trabalho em Petrópolis, Alex Leite Brandão, na nova sede o número de atendimentos diários poderá aumentar.

“A casa tem o dobro do tamanho do espaço que ocupávamos no Centro, no Shopping Copacabana. Isso nos permitirá, futuramente, aumentar o número de atendimentos diários, inclusive com mais conforto para a população”, afirmou.

“É um momento de alegria para a cidade que acaba de ganhar um local mais confortável e espaçoso para a Gerência Regional do Trabalho. Agradecemos a atenção e confiança do Ministério do Trabalho com população petropolitana”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Parceria com a prefeitura nos pedidos de seguro desemprego
Ainda de acordo com Alex, a intenção da gerência é de aumentar a parceria com a prefeitura. “O apoio da prefeitura é fundamental para o nosso trabalho por isso, temos a intenção de projetar futuramente, o aumento na parceria, dessa vez com relação a entra nos pedidos de seguro desemprego. Estamos analisando essa possibilidade”, explicou Alex.

Vale destacar que todos os atendimentos na nova gerência serão feitos mediante ao agendamento de serviços que pode ser feito no site:saa.mte.gov.br

Também participaram da cerimônia o superintendente Regional do Trabalho, Adriano José Lima Bernardo, o secretário de Administração, Marcus Von Seehausen, a secretária interina de Educação, Samea Ázara, a secretária de Assistência Social, Denise Quintela, o Coordenador de Planejamento Estratégico, Roberto Rizzo, a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Ana Maria Rattes, a deputada federal, Cristiane Brasil e os vereadores Meirelles e Jamil Sabrá.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP