Nova Friburgo terá programação especial de Setembro Amarelo

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Setembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio. Dentro da campanha nacional Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Saúde Mental, elaborou uma programação com diversas atividades em Nova Friburgo. O objetivo das ações é promover informação sobre os sinais de comportamentos suicida, rede de ajuda e atendimento.

Em toda sexta-feira do mês, dias 03, 10, 17 e 24 de setembro, as equipes dos Centros de Atendimento Psicossocial – CAPS – farão abordagens de conscientização, orientação e acolhimento sobre saúde mental nas praças Dermeval Barbosa Moreira (Centro), Lafayete Bravo Filho (Conselheiro Paulino) e Monsenhor Miele (Olaria), das 10h às 12h. 

Numa parceria com a rede Cine Show, serão oferecidas quatro sessões gratuitas de cinema com projeção do filme nacional “O Vendedor de Sonhos”, baseado no livro de Augusto Cury. As exibições acontecerão sempre às quartas-feiras, dias 08, 15, 22 e 29, e serão voltadas para os profissionais de saúde que atuaram na linha de frente no combate à Covid-19 em Nova Friburgo como forma de retribuição e de cuidado com esses servidores que vivenciam um período de grande estresse emocional por conta da sobrecarga de trabalho. 

Dois vídeos de conscientização e prevenção foram produzidos especialmente para a campanha e serão lançados neste mês. O primeiro deles, intitulado “Há esperança”, será lançado na próxima sexta-feira, 03. O segundo vídeo se chama “Me Motiva?” e tem divulgação programada para o dia 10. Ambos estarão disponíveis gratuitamente no canal da Prefeitura de Nova Friburgo no Youtube. 

No dia 18, está previsto um mutirão de atendimento psiquiátrico nas Unidades Básicas de Saúde de Olaria, Conselheiro Paulino e Centro. A ação será destinada para pacientes regulados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) e que foram selecionados pelos profissionais de Saúde Mental. A iniciativa terá apoio de estagiários dos cursos de Psicologia e Enfermagem da Universidade Estácio de Sá, campus Nova Friburgo. 

Encerrando a programação, no dia 27, será realizado um bate-papo em formato de podcast, com profissionais da área de saúde mental. A transmissão será ao vivo, às 20h30, pelo canal oficial da Prefeitura de Nova Friburgo pelo Youtube, com apresentação do gerente de Saúde Mental do Município, Felippe Schenquel.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Procon estadual e de Nova Friburgo seguem fiscalizando postos de combustíveis no município

O Procon estadual, juntamente ao Procon de Nova Friburgo, realizaram na última terça-feira, 24 de agosto, mais uma operação de fiscalização em postos de combustíveis do município. Também participaram da ação representantes do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e da Receita Estadual. Na ação os agentes verificaram a aferição das bombas, documentação dos estabelecimentos, placas informativas, entre outros detalhes, visando o consumidor final.

Dos três postos de combustíveis fiscalizados pelas equipes do Procon, em apenas um foi lavrado auto de infração por problemas de documentação. Em relação a aferição de bombas, nenhuma delas apresentou problemas. Todas as bombas estavam aferindo normalmente, ou seja, o quantitativo em litros adquirido pelo consumidor corresponde com o indicado na bomba.

“Esta fiscalização é para dar continuidade àquela que começamos em julho. Outras mais virão para outros postos da cidade também”, declarou Alexssandro Gabetta, coordenador do Procon de Nova Friburgo.

Relembre

O Procon Estadual do Rio de Janeiro promoveu no início de julho a Operação Petróleo Real, de fiscalização e combate a fraudes nos postos de gasolina. A ação ocorreu em 42 estabelecimentos situados em 13 municípios, entre eles Nova Friburgo. Na ocasião, um posto de gasolina do município foi fiscalizado, sendo aferidos 16 bicos e constatada apenas a ausência de extintor de incêndio. Por conta da ausência do equipamento foi emitido um auto de constatação, mas em Nova Friburgo, ao contrário de outras cidades, não houve interdição ou autuação de postos.

Comentários estão fechados.