Foto: Divulgação/PMNF

Nova Friburgo recebe mais duas plataformas coletoras de dados meteorológicos do Cemaden

Nova Friburgo recebeu a rede de PCDs Geotécnicas para a prevenção de deslizamentos, pois o município tem histórico de desastres, o que exige um monitoramento intensivo.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Nesta segunda-feira (9), equipes do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e da Secretaria Municipal de Defesa Civil participaram da instalação de duas Plataformas Coletoras de Dados Meteorológicos (com pluviômetro e sensor de dados) no município, uma no Bairro Suíço e outra no Córrego Dantas. Os equipamentos foram doados pelo governo federal através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O Cemaden auxilia as defesas civis do Brasil na prevenção dos deslizamentos de terra por meio de pluviômetros que medem a quantidade de chuva e de sensores de umidade dos solos que medem a quantidade de água no solo – instalados a três metros de profundidade. Estes equipamentos estão integrados numa Plataforma de Coleta de dados conhecida com PCD Geotécnica. Estes dados são transmitidos, em tempo real, para a Sala de Situação do Cemaden e da Defesa Civil, permitindo a emissão de alertas e de alertas de risco de desastres naturais. 

Nova Friburgo recebeu a rede de PCDs Geotécnicas para a prevenção de deslizamentos, pois o município tem histórico de desastres, o que exige um monitoramento intensivo. Com as novas plataformas, a cidade conta agora com cinco destes equipamentos que irão auxiliar a Defesa Civil na avaliação das condições meteorológicas e geotécnicas, ampliando os recursos de monitoramento de chuvas intensas, aumentando as chances e tempo de resposta para reduzir o risco de mortes e proteção das comunidades. Os bairros Jardim Califórnia, Prainha e Parada Folly já contam com essas plataformas de monitoramento 24h do Cemaden. Todas as localidades beneficiadas com os sensores têm alta densidade populacional, histórico de deslizamentos e local apropriado para instalação.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.