O Governo do Estado, por meio das secretarias de Educação (Seeduc) e de Fazenda (Sefaz) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), assinou, nesta quinta-feira (28/06), o termo de cessão de uso de imóvel para o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet). O espaço, que anteriormente abrigou uma unidade de ensino, que estava desativada, e no qual o terreno pertencia ao DER, será destinado à instalação de uma escola técnica federal em Nova Friburgo, na Região Serrana.

Na cerimônia de assinatura do termo estiveram presentes o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o secretário da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Pimentel; o secretário de Educação, Wagner Victer; o diretor-geral do Cefet/RJ, Carlos Henrique Figueiredo Alves; a diretora-geral do Cefet – Campus Nova Friburgo, Bianca Tempone; o prefeito de Nova Friburgo, Renato Pinheiro Bravo; e o presidente do DER, Ângelo Monteiro Pinto.

– É importante fortalecer e poder contribuir para a ampliação da educação, especialmente no interior do estado. Em Nova Friburgo, por exemplo, que já é um município com potencial nos setores metal mecânico, têxtil e turístico, a escola poderá formar novos profissionais e, assim, fortalecer o crescimento econômico da cidade – disse o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, a nova escola técnica será um importante polo para oferta de cursos técnicos e, também, de Ensino Superior na cidade e para municípios vizinhos.

– Nos 200 anos de Nova Friburgo, completados este ano, o anúncio da implantação de uma unidade de ensino federal desponta como um importante investimento para o futuro da população local – destacou.

O diretor-geral do Cefet/RJ, Carlos Henrique Figueiredo Alves, frisou que a instalação da unidade de ensino técnica aumentará a capacidade de atendimento e formação profissional de alunos.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Crédito da foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo (Arquivo)