Três alunos do SENAI Nova Friburgo foram medalha de ouro na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento 2017, maior torneio de educação profissional da América Latina. A cidade teve seis medalhistas nesta fase da competição; em todo o estado, foram 72 estudantes premiados.

Kátia Polo, gerente operacional SENAI SESI Friburgo, comemora pódio com alunos de Tornearia CNC (Hélter é o que está mais alto)

Segundo Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN, o ponto principal da Olímpiada é contribuir para a formação profissional dos estudantes. “Por meio da educação, podemos mudar uma comunidade, um estado e um país. Estamos fazendo o possível para universalizar o acesso ao conhecimento, ajudando no aprimoramento contínuo de nossos alunos”, afirmou.

Nataliane Procópio foi medalhista de ouro em Confecção de Roupas

Os premiados de Nova Friburgo foram: Hélter Coelho da Rocha, ouro na categoria Tornearia CNC; Nataliane Procópio e Joyce Paulo André, ouro e prata em Confecção de Roupas, respectivamente; e Cecília Pinto de Souza, Ingrid Hottz e Thais Lopes Morete, respectivamente ouro, prata e bronze em Tecnologia da Moda.

Cecília Pinto de Souza vencedora em Tecnologia da Moda

Hélter, campeão em Tornearia, tem 17 anos e esse é o primeiro curso que faz no SENAI. Para o jovem, participar e vencer a competição trouxe mais empolgação para os estudos. “Agora vou me dedicar e buscar uma carreira para estudar na faculdade. Esse é apenas o começo”, afirmou. O coordenador de Educação Profissional do SENAI Centro, Gil Mairon da Silva, afirma que a premiação demonstra a qualidade da escola na formação de um profissional que é essencial para o desenvolvimento da indústria metalomecânica na região.

Pódio de Confecção de Roupas: alunas de Friburgo em primeiro e segundo lugar

Milena Cariello, coordenadora de Educação Profissional no SENAI Espaço da Moda, reitera a relevância da conquista, já que outra vocação friburguense é a indústria da moda. “A Olimpíada é um instrumento que mede o aluno, mas também a escola. Esse resultado mostra que o SENAI Espaço da Moda consegue mostrar na prática a performance do aluno, que está sendo capacitado para o mercado”, explicou.

 

Fase estadual

O objetivo da Olimpíada do Conhecimento é descobrir talentos e formar profissionais em nível de excelência. O torneio é também um instrumento de avaliação constante das ações educativas do SENAI Rio, cujo objetivo é atender as necessidades de mão de obra qualificada da indústria. No total, 560 alunos de 28 unidades do SENAI do estado do Rio competiram na etapa escolar, dos quais 172 participaram na etapa estadual. Os dois primeiros colocados em 16 modalidades poderão, conforme critérios do regulamento, participar de treinamento para competir na etapa nacional, em que precisarão manter notas mínimas em simulados para definição dos representantes do SENAI Rio.

Também como parte do torneio, foram feitas avaliações práticas de oito cursos técnicos, definidas estrategicamente de acordo com o mercado de trabalho do Rio de Janeiro, processo alinhado ao SAEP (Sistema de Avaliação de Educação Profissional), que mede a qualidade de ensino do SENAI em todo país.

Segundo Edson Melo, gerente de Educação Profissional do SENAI, a etapa estadual foi um sucesso, por conter diversos aspectos novos, como a inclusão de novas ocupações e a avaliação técnica dos cursos: “Agora, vamos analisar os resultados para pôr em prática aperfeiçoamentos no nosso ensino e ter resultados ainda melhores na próxima fase”.

O evento de premiação da Olimpíada do Conhecimento 2017 aconteceu em 5 de outubro, na sede do Sistema FIRJAN na capital fluminense.

 

Fonte: FIRJAN | Foto da capa: No pódio de Tecnologia da Moda as três campeãs de Friburgo ao lado da gerente SENAI SESI, Kátia Polo, a diretora de educação Andrea Marinho e a professora Aldy Carrilho.