Nova Estação de Tratamento de Água vai beneficiar mais de 120 mil pessoas dos distritos Obra será complementada por adutora que começa a ser construída em novembro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A região dos distritos está ganhando uma nova Estação de Tratamento de Água, que vai beneficiar mais de 120 mil pessoas. A ETA Araras é a oitava do município e vai melhorar o abastecimento em Nogueira, Itaipava, Pedro do Rio e Posse. Ela será complementada por uma adutora de quase 1 km que será construída em Bonsucesso e servirá para levar a água até a estação de tratamento. As duas obras juntas representam um investimento de R$ 12,3 milhões feito pela Águas do Imperador e o sistema estará em plena operação no segundo semestre do ano que vem. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou as obras da ETA Araras nesta quinta-feira (24.10).

As obras da ETA Araras já acontecem desde agosto e seguem até julho do ano que vem. A adutora em Bonsucesso começa a ser implantada em novembro e a previsão é de que estará pronta em março. Esse novo sistema permitirá realizar o tratamento de 18,5 milhões de litros por água. Hoje, esses distritos são atendidos por estações menores, como as ETAs Itaipava, Pedro do Rio, Secretário e Taquaril.

“A cidade está vivendo um grande investimento em saneamento básico e essa é mais uma obra dentro desse planejamento. Essa estação de tratamento de água vai beneficiar mais de 120 mil pessoas que moram nos distritos e vão contar com abastecimento reforçado”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

A ETA terá capacidade para fazer a captação de até 210 litros de água por segundo e contará com duas elevatórias, dois módulos de tratamento da água e um reservatório de 2 milhões de litros. Já a adutora será feita com tubulação de 500 mm, que permitirá uma vazão maior de água, e o encanamento será em ferro fundido, o que permitirá uma durabilidade longa, até 50 anos, segundo a concessionária.

“Essa é uma estação de tratamento de ciclo completo e envolve decantação (processo de separação de misturas da água), flutuação, filtração e desinfecção e que vai atender toda a região dos distritos”, explica o engenheiro da Águas do Imperador, Diogo Borges.

As construções da ETA Araras e da adutora de Bonsucesso fazem parte do investimento de quase R$ 100 milhões de Águas do Imperador. Esse montante inclui a adutora do Quissamã, a extensão e substituição de 85 km de rede de água e 18,7 km rede de esgoto, a construção de biodigestores, implantação de mais uma ETA, reforma e construção de Estações de Tratamento de Esgoto.

As obras foram acompanhadas também pelo vice-prefeito Baninho, pelo secretário de Obras, Ronaldo Medeiros, e pelo presidente da Câmara, Maurinho Branco.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.