Guarda Municipal dá curso de atendimento pré-hospitalar K9 para Fuzileiros Navais
Treinamento aconteceu esta semana para auxiliar primeiros socorros a animais
Guardas municipais do Grupamento de Operações com Cães (GOC), ministraram, entre os dias 25 e 27/11, o curso de Atendimento Pré Hospitalar K9 (APH K9) para militares do Grupamento de Fuzileiros Navais da Companhia de Cães de Guerra. A turma contou com uma integrante da Polícia Rodoviária Federal.
A capacitação tem como objetivo auxiliar os operadores de segurança e defesa que são condutores de cães a prestar os primeiros socorros e estabilizar os animais até a chegada ou o encaminhamento para o socorro especializado. Durante os três dias de instrução, os alunos puderam aprender sobre anatomia canina e protocolos de socorro a animais, com aulas teóricas e práticas.
Os GMs que ministraram a instrução integram a equipe de instrutores do Canil da GM-Rio. O GM Cunha é veterinário, responsável por cuidar do plantel da GM-Rio, o que incluiu desde os cuidados médicos de rotina até a realização e acompanhamento de partos e crescimento dos filhotes. Já o GM Almeida é auxiliar veterinário e instrutor de APH e APH k9, além de estar cursando pós-gradução em APH e Urgência e Emergência.
Sobre o Canil da GM-Rio
O Canil da GM-Rio foi criado em 1994 com a finalidade de auxiliar patrulhas em ruas, monumentos e prédios públicos da cidade. No início, eram 17 guardas municipais e apenas seis pastores alemães sem pedigree. Atualmente, o plantel do Canil conta com mais de 30 animais das raças pastor alemão, pastor belga de mallinois, border collie, fox paulistinha e dálmata, todos com pedigree. Os cães recebem treinamento frequente para atuar no patrulhamento, no auxílio à Defesa Civil, nas apresentações de adestramento, o Showdog, e na Cinoterapia.
COMENTÁRIOS