SIMPI anuncia atuação nacional e se prepara para tirar 20 milhões de empresas da informalidade
SIMPI realiza evento em Brasília para anunciar expansão nacional e internacional e auxiliará empreendedores na formalização de pequenos negócios
O SIMPI - Sindicato da Micro e Pequena Indústria - promove no dia 29 de novembro, sexta-feira, um evento exclusivo em Brasília para anunciar formalmente seu lançamento físico em todos os estados do Brasil e sua expansão para o exterior. O evento tem como objetivo demonstrar o fortalecimento do empreendedorismo e dos empreendedores de pequenos negócios.
É importante destacar que foi realizada a compensação ambiental do evento por meio de ações de descarbonização, reforçando o compromisso da instituição com práticas sustentáveis.
"Quem tem história pra mostrar, projeta o futuro" e para o próximo ano, o SIMPI apresenta suas metas voltadas para os empreendedores de pequenos negócios, reafirmando seu papel como aliado estratégico de empreendedores e na construção de um futuro próspero.
Para 2025, o SIMPI atuará ativamente para apoiar a formalização dos 20 milhões de empreendedores de pequenos negócios que seguem na informalidade. O foco é promover inclusão social, econômica e sustentável. Até junho de 2025, serão 3.000 consultores em campo para orientar MEIs, Micro, Pequenas e Médias empresas, incluindo empreendedores informais, sobre as vantagens da legalização.
Em uma plataforma exclusiva já em funcionamento e utilizando Inteligência Artificial (IA), o ‘EducaSIMPI’ será responsável por capacitar empreendedores com cursos exclusivos e voltados para o desenvolvimento de empresas formalizadas e informais. Ao acessar, conhecerão demais produtos existentes e suas vantagens.
O SIMPI já conta com uma unidade em operação focada em combate à fraude, que leva informações atualizadas das práticas dos fraudadores para a sociedade. A plataforma será fortalecida com o apoio a uma solução eficaz e patenteada por um parceiro SIMPI para prevenir fraudes, ampliando a segurança para os negócios e consumidores.
Inovação e internacionalização
O SIMPI utiliza tecnologia e inovação como ferramentas para transformar os pequenos negócios, otimizando processos e garantindo a competitividade das empresas frente aos desafios do futuro. Busca fortalecer o mercado interno, com ênfase no empreendedorismo feminino e ampliar sua atuação internacional.
Internacionalização - O SIMPI pretende expandir sua representação internacional de 4 para 20 países, aumentando parcerias e convênios para conectar brasileiros.
Compromisso com o futuro
“O futuro das empresas será completamente diferente do que vemos hoje. Precisamos estar preparados para essa transformação, criando soluções que garantam a continuidade e a competitividade dos negócios”, afirma Joseph Couri, presidente do SIMPI.
Com iniciativas que integram sustentabilidade, inovação e inclusão, o SIMPI reafirma sua missão de trabalhar para transformar o ambiente de negócios no Brasil, oferecendo ferramentas para que empreendedores alcancem o sucesso e contribuam para uma sociedade mais próspera.
“No SIMPI, nos orgulhamos de ser empreendedores e queremos que você também tenha orgulho disso”, finaliza Joseph Couri.
Sobre o SIMPI
Com 35 anos de atuação, o SIMPI sempre atuou na defesa incondicional das Micro, Pequenas empresas brasileiras e dos MEI’s, principalmente no que tange as condições legais, tributárias e trabalhistas.
O SIMPI também é responsável por produzir o "Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria", uma pesquisa realizada em parceria com a Datafolha, que fornece dados essenciais sobre o desempenho econômico do setor. A pesquisa 'Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria' revelou ao longo dos anos tanto necessidades comuns quanto específicas, relacionadas às diversas realidades políticas e econômicas de cada região, identificando a importância de atuar de maneira ativa em todas as regiões do país.
O SIMPI realiza o programa de TV ‘A Hora e a Vez da Pequena Empresa’, veiculado em rede nacional pela Rede Vida, Rede TV, COMBRASIL e outros 48 canais comunitários, com grande engajamento nas redes sociais, somando mais de 8 milhões de visualizações mensais.
COMENTÁRIOS