Títulos públicos de longo prazo caem após governo anunciar pacote fiscal
Papéis indexados à inflação com prazo superior a cinco anos foram os mais impactados, com queda de 1,66%, mostra índice da ANBIMA
O anúncio do pacote fiscal do governo federal refletiu nos preços dos títulos públicos, sobretudo nos de longo prazo. O IMA, Índice de Mercado ANBIMA, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, referência para os investimentos em renda fixa, começou a cair nesta quarta-feira (27) e seguiu em movimento de queda na manhã de hoje.
O IMA-B 5+, que espelha os títulos indexados ao IPCA (Índices de Preços ao Consumidor Amplo) com vencimento superior a cinco anos, recuou 1,08% no fechamento de ontem e mais 0,59% até as 12h de hoje, acumulando queda de 1,66% no período. A queda acumulada nos papéis com prazo até cinco anos, acompanhados pelo IMA-B 5, foi menos acentuada: 0,28% entre ontem e hoje.
Os prefixados com prazo acima de um ano, refletidos no IRF-M 1+, recuaram 0,79% ontem e mais 0,57% nesta manhã, com variação negativa total de 1,35%. Já a carteira de prazo mais curto (IRF-M 1) se manteve praticamente estável, com pequeno recuo de 0,03% no período.
Sobre a ANBIMA
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.
COMENTÁRIOS