Colégio estadual na Barra da Tijuca simula reunião do G20 Social
Alunos atuam como representantes dos países da cúpula e ampliam seus conhecimentos sobre geopolítica
Mergulhar em temas globais e vivenciar o papel de representantes de diferentes nações do mundo. Foi com este objetivo que os alunos do Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, simularam o G20 Social, chamado como ‘Juventude Global - Diálogos sobre o futuro através dos temas discutidos no G20’. O evento foi realizado nesta terça e quarta-feira (26 e 27/11) e teve a finalidade de promover o conhecimento sobre diplomacia e geopolítica, além de desenvolver nos jovens habilidades essenciais para a cidadania global.
A atividade proposta seguiu os protocolos do evento oficial que aconteceu neste mês na cidade do Rio de Janeiro. A escola foi ambientada para simular um espaço da cúpula, com alunos vestidos a caráter como delegados de cada país. O encerramento do projeto contou com apresentações artísticas de teatro e dança.
O aluno Caio Edmundo Souza, de 18 anos, da 3ª série do Ensino Médio, fez parte da 'comitiva da Índia' e trouxe na apresentação do seu trabalho temas relevantes do país.
– Falamos sobre formas de governos, mudanças climáticas, energia limpa e desmatamento. Assuntos que devem ser discutidos em todas as nações. Este projeto foi importante e esclarecedor para mim – disse o jovem, contando que entendeu a importância do G20, após a realização da atividade.
O Juventude Global contou com a participação de toda a comunidade escolar.
– Essas ações pedagógicas são importantes, já que garantem aquilo que ecoa por todas as nações. Que nossos alunos possam levar todo o conhecimento adquirido e, com isso, consigam transformar o mundo, tornando-o mais sustentável, mais justo e igual – afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
COMENTÁRIOS