Semana da defesa civil em Magé encerra com simulado de emergência nesta sexta (29)
Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres será marcado por ação em Santo Aleixo
Magé terá uma simulação de evacuação na barragem de Santo Aleixo, no segundo distrito, para marcar o Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres nesta sexta, 29 de novembro. A iniciativa encerra a semana de atividades de mobilização e simulações em áreas de risco na cidade, que começou na última sexta (22).
A primeira ação foi com os exercícios de evacuação com alunos das Escolas Municipais Ruth Taldo e Evanir da Silva Gago. Eles simularam como agir em situações de emergência para garantir sua segurança e dos colegas, aprenderam como funcionam os alertas da Defesa Civil e os alertas de sirenes. Já na última terça (26), as comunidades de Vila Carvalho e do Buraco da Onça, como é mais conhecido o bairro Jardim São Paulo, tiveram os Simulados de Evacuação com testes de sirenes. As mensagens orientaram os moradores da região, considerada área de risco, e foram encaminhadas ao ponto de apoio no Campão do Piabetá.
“Nossa Defesa Civil tem atuado com muita responsabilidade e ativado todos os recursos de prevenção para proteger os mageenses. É importante que todos acompanhem as informações no site oficial e nas redes sociais da Prefeitura, salvem os contatos da Defesa Civil e dos Bombeiros. Quem mora em área de risco, deve estar atento ao clima e saber o ponto de apoio mais próximo para se encaminhar numa situação de emergência”, destaca o prefeito Renato Cozzolino.
O bombeiro e secretário municipal de Proteção e Defesa Civil de Magé, José Amaral, reforça que o Centro de Monitoramento está ativo 24 horas. “Complementando o que o nosso prefeito Renato disse, todas as pessoas, independente de ser morador de área de risco ou não, devem cadastrar seu celular. Basta enviar uma mensagem via SMS para 40199, com o número do seu CEP. Além dessa ferramenta, enviamos alertas através das sirenes e nas redes sociais da Prefeitura”, completa Amaral.
Na próxima sexta às 10h, a equipe da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil realiza o simulado de evacuação na barragem da Fábrica Unidas em Santo Aleixo, na área da Zona de Auto Salvamento dentro do Plano de Ação Emergencial, que compete aos bairros Andorinhas, Pau a Pique, Cavado e Batatal, que abrigam mais de 7 mil moradores. Recentemente a comunidade local participou da apresentação do Plano de contingência voltado para a mobilização em caso de rompimento da barragem, uma iniciativa obrigatória do local que reúne empresas no distrito e segue as diretrizes com acompanhamento da Defesa Civil municipal e do INEA.
COMENTÁRIOS