GM/Cadillac chega à Fórmula 1: categoria terá 11 equipes em 2026
A gigante americana segundo a agência Associated Press (AP), vai correr com motores Ferrari até 2027
Após uma longa novela que se arrastava por algum tempo, a Fórmula 1 finalmente confirmou a chegada de uma nova equipe. Nesta segunda-feira (25), foi anunciado que a General Motors (GM) entrará na elite do automobilismo mundial sob o nome GM/Cadillac, tornando-se a 11ª equipe da competição a partir da temporada de 2026.
A gigante americana segundo a agência Associated Press (AP), vai correr com motores Ferrari até 2027. A partir de 2028, a GM será também fornecedora de motores na F1.
Curiosamente, o comunicado da F1 deixou de lado a menção ao time americano Andretti, que, no início do ano, tentou ingressar na categoria em parceria com a Cadillac, mas viu sua proposta ser recusada. Agora, a GM assume a dianteira e traz de volta a emoção de ver o grid cheio, com promessas de mexer na dinâmica da competição e dar trabalho às equipes já estabelecidas.
Depois de tanta especulação sobre a Andretti Global, que deve oferecer a estrutura da nova equipe, o grid da Fórmula 1, que não tinha 22 carros desde 2016, já começa a se preparar para a nova era. Os presidentes da FIA e da Liberty Media se mostraram entusiasmados com o anúncio.
Mohammed bin Sulayem, presidente da FIA, disse no comunicado que " A General Motors é uma marca global gigantesca e está trabalhando com parceiros incríveis" e elogiou os esforços da FIA, GM e Fórmula 1 para viabilizar o acordo.
Greg Maffei, CEO da Liberty Media, que gerencia a Fórmula 1, disse que a chegada da GM agrega valor à categoria, principalmente quando se pensa no público americano.
Que venha 2026!
COMENTÁRIOS