Cultura Hip Hop ganha edital inédito no estado do Rio de Janeiro
Projetos selecionados deverão realizar oficinas culturais em instituições públicas de ensino
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou, nesta segunda-feira (25), o primeiro edital voltado exclusivamente para o movimento Hip Hop. A chamada pública vai premiar dez propostas, no valor de R$ 30 mil, somando investimento de R$ 300 mil. As inscrições ficam abertas até as 18h do dia 9/12, através da plataforma Desenvolve Cultura. A chamada pública será voltada para pessoas jurídicas ou MEIs e contará com duas diferentes fontes de recursos para a sua realização: metade será garantida pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC) e a outra, através de emenda parlamentar da deputada estadual Dani Monteiro (PSOL).
Unindo arte e educação, o edital "Hip Hop nas Escolas" vai apoiar oficinas culturais em seus diversos elementos, como breaking, graffiti e rap, a serem realizadas em instituições públicas de ensino das dez regiões do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa visa incentivar as diferentes expressões artísticas e impulsionar a economia criativa associada à cultura e a história deste segmento. Para avaliação das propostas, serão julgados os seguintes critérios: qualidade e coerência da proposta; relevância e impacto para o cenário cultural local; acessibilidade; viabilidade técnica; democratização do acesso e coerência das ações de difusão; trajetória do proponente; e compatibilidade da ficha técnica com as atividades desenvolvidas.
— O Hip Hop vai muito além de ser apenas arte; é resistência, identidade e uma ferramenta poderosa de transformação social. Com o nosso projeto Hip Hop nas Escolas, estamos levando oficinas culturais incríveis que mergulham nos cinco elementos dessa cultura vibrante, abrindo portas para que jovens e adolescentes das escolas públicas de todo o Rio de Janeiro descubra novos caminhos de aprendizado e expressão. Investir nessa iniciativa é apostar no futuro da nossa juventude, na educação e no fortalecimento das artes que dão vida à nossa identidade. Hip Hop é cultura, é movimento, é educação! — comemorou Dani Monteiro, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Hip Hop da Alerj.
COMENTÁRIOS