Seja bem vindo
Petrópolis,22/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Artista carioca aborda memória e dissidências em aula mestra no Sesc Teresópolis

A proposta é discutir temas como fotografia, infância LGBTIQA+ e regimes narrativos heteronormativos, criando um espaço de reflexão e criação.


Artista carioca aborda memória e dissidências em aula mestra no Sesc Teresópolis Foto:Divulgação/Sesc
Publicidade

Na próxima quinta-feira, dia 28 de novembro, vai acontecer a Aula Mestra "Círculos de Memória e Perversão", com Rodrigo Masina Pinheiro, no Sesc Teresópolis. A proposta é discutir temas como fotografia, infância LGBTIQA+ e regimes narrativos heteronormativos, criando um espaço de reflexão e criação.

A partir de sua experiência e pesquisa, Masina Pinheiro buscará responder à pergunta provocadora: Como conseguimos conceber nossa história apesar dos regimes heterossexistas, das subjetividades encarceradas e dos diversos processos de mutilação narrativa? A discussão se dará através de exemplos de trabalhos artísticos, explorando a palavra "perversão" como um eixo simbólico e criativo.

Segundo a artista, "talvez seja ela (a palavra perversão) o maior vínculo entre as muitas imagens da dissidência. Um vínculo seco, puído, moralizador, fabricado através de uma palavra extremamente fértil. Que beira a violência e o prazer. Que quase não pode ser usada sem censura. Que extirpa da infância a inocência e provoca uma ideia de desvio. Que também é subversão. A fotografia da perversão é às vezes a imagem do nosso afeto, do nosso corpo, é o nosso rosto real."

A abordagem também lança luz sobre a infância desviante, um tema ainda pouco explorado nos cursos de fotografia. Masina discutirá como os criadores LGBTIQA+ escolhem narrar suas histórias e como novas iconografias emergem a partir dessas vivências, abordando temas como gênero, sexualidade e relações sociais em suas produções.

A atividade faz parte do projeto Biografemas, atualmente em exposição no Sesc Teresópolis até o dia 16 de janeiro. A mostra busca criar conexões entre o público e processos sensíveis de criação e é aberta para todos os públicos, em especial estudantes e praticantes de artes, psicologia, fotografia e pedagogia. Além da discussão, os participantes receberão certificado de participação.

Os interessados podem se inscrever por meio do formulário on-line disponível no link na bio do perfil @interludica, no Instagram. A inscrição é grátis.

Sobre Masina Pinheiro

Rodrigo Masina Pinheiro está no perfil @masinapinheiro e se descreve como: "artista, cineasta, fotógrafe e educadore interdisciplinar nascide e criade entre Vila da Penha e Inhaúma (RJ). Sua série 'GH, Gal e Hiroshima', colaboração com Gal Cipreste, foi finalista do Louis Roederer no Rencontres d ‘Arles (2022) e vencedora do primeiro lugar no PhMuseum Photo Grant (2021). Realizou exposições individuais e coletivas em países como França, China, Tunísia, Alemanha, Lituânia, Grécia e Brasil. Foi contemplade no Itaú Rumos 2024-2025 com o projeto Anticoro".

Serviço

Aula Mestra "Círculos de Memória e Perversão"

Dia: 28 de novembro

Hora: 14h às 18h

Local: Sesc Teresópolis - Av. Delfim Moreira, 749, Várzea.

Inscrição: Gratuita pelo link na bio do perfil @interludica, no Instagram. 

Link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3kOu-67fjTpKokKUEt6iirrBEo7ulV14B3b1ju_HWGb76MA/viewform

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.