Doces inspirações no Petrópolis Gourmet: cafeterias e chocolaterias transformam sabores em arte
Festival gastronômico segue até domingo com cardápios especiais
O Petrópolis Gourmet 2024 reserva um toque doce e encantador em sua programação com a participação de cafeterias, chocolaterias, delicatessens e pâtisseries. Essas casas traduzem a essência do festival, este ano com o tema Sinfonia dos Sabores, em criações que combinam música e gastronomia, proporcionando uma experiência única aos visitantes. Inspirados por melodias que marcaram gerações, os chefs mostram que cada sobremesa pode ser uma obra-prima. O Petrópolis Gourmet 2024, idealizado e realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, reúne 43 estabelecimentos com cardápios especiais e atividades com o público como oficinas e agitos gastronômicos. A programação completa do festival que segue até domingo (24) pode ser conferida em www.petropolisgourmet.com.br
No Amarolatte Café e Bistrô, o jazz encontra o paladar no “Risotto de damasco com limão siciliano”, uma composição harmônica que resgata a intensidade de Miles Davis. Para um encerramento perfeito, bombons de cacau trufado meio amargo oferecem um toque sofisticado e marcante. Já na Barcellos Boulangerie e Pâtisserie, o frescor e a leveza da música "Pé na Areia", de Diogo Nogueira, ganham vida em uma mousse de limão siciliano servida em casquinha de chocolate com toque de hortelã, evocando o relaxamento de um passeio à beira-mar.
“É emocionante ver como essas casas trouxeram a música para suas criações. Cada prato e sobremesa carrega uma história, uma inspiração que enriquece o festival. Esse diálogo entre sabores e melodias mostra a força da gastronomia como expressão cultural”, afirma Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.
A sofisticação francesa é celebrada na Buenísimo Chocolates, com o “Mousse à la chanson”, uma sobremesa cremosa com toque de kirsch, inspirada na chanson française. Já a Gaiatri Mercado Saudável oferece o encantador “Cheesecake de blueberry”, uma criação vegana que traduz a nostalgia de “Blueberry Hill”, de Fats Domino, em sabores delicados e artesanais. Para os amantes de chocolate, a Katz Chocolates traz a divertida Torta Língua de Gato, acompanhada de chocolate gelado, em um tributo ao icônico jingle “Chocolate”, de Tim Maia.
“O festival não seria completo sem essas delícias. As cafeterias e chocolaterias mostram que a gastronomia vai além da técnica; é uma arte que conecta pessoas por meio de emoções e memórias”, comenta Mucio Maffaciolli, diretor de gastronomia do PCVB.
COMENTÁRIOS