Novas bases do Programa Segurança Presente reforçam o policiamento no Rio
Unidades equipadas com tecnologia de ponta são bem recebidas por moradores, turistas e participantes do G20
As seis novas unidades do Programa Segurança Presente – Museu de Arte Moderna, AquaRio, Boulevard Olímpico, Lapa, Copacabana e Cinelândia - somando, agora, 48 bases em todo o estado, ampliam a tranquilidade dos participantes do G20, moradores e turistas que vieram aproveitar o feriado prolongado. Ao todo, 17.500 agentes atuam no policiamento por toda a cidade até quarta-feira (20).
- Cada vez mais vamos reforçar a segurança usando tecnologia e inovação. O trabalho não vai parar por aqui. Vamos investir ainda mais, pois temos esse compromisso com a segurança pública – afirmou o governador Cláudio Castro.
As bases têm viaturas com tecnologia OCR, capazes de identificar veículos roubados e furtados. As imagens capturadas são comparadas com o banco de dados da Polícia Civil, permitindo que o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) acione a equipe do Segurança Presente mais próxima ao identificar suspeitos foragidos. Nas bases do MAM, Copacabana e Boulevard Olímpico – salas de monitoramento em tempo real, transmitem imagens capturadas por câmeras das ruas e comércio, aumentando a eficácia do patrulhamento e garantindo resposta rápida às ocorrências.
Moradores de Copacabana ficaram satisfeitos com a nova base, a segunda no bairro. O presidente da Sociedade de Amigos de Copacabana e vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança do bairro, o advogado Horácio Fernandes Magalhães, foi conhecer a nova base neste sábado (16).
- A iniciativa é muito bem-vinda. Essa base passa a ser uma referência na segurança. Não há dúvidas que esse programa trouxe uma contribuição significativa para o bairro de Copacabana – destacou Horácio Magalhães.
A pedagoga Alcineia Maria Elias de Oliveira, de 56, mora em Copacabana e vê a nova base como um legado do fortalecimento da Segurança Pública após o G20.
- Essa base significa muito para nós, moradores de Copacabana. Eu caminho todos os dias pela manhã e quando já está começando a escurecer. O Bairro Peixoto é muito privilegiado por ter esse equipamento. Penso que, assim como eu, todas as pessoas, moradores, turistas, visitantes, vão se sentir muito seguros com essa nova base que recebemos a partir de agora - contou.
Quem também comemora o investimento do Governo do Estado é a síndica de um prédio de Copacabana, Claudia Rennó Pereira.
- Eu, como síndica aqui, acho o atendimento da segurança fica mais ágil, funcionando melhor para todo mundo e coibindo atos de violência - disse.
Os turistas dizem que ver os agentes do programa amplia a sensação de segurança. Foi o que experimentou o empresário paulista Glauco Hunai, que estava na Gamboa, ao lado da Base AquaRio.
- Venho ao Rio constantemente para tratar de negócios e também em muitos eventos. A cidade está muito segura. Se já é muito bom curtir essa cidade, com toda essa segurança fica melhor ainda – frisou Glauco.
Muitos agradecem pessoalmente aos policiais, como foi o caso de Sidnei Alves Teixeira, lavrador de São João do Manhuaçu, Minas Gerais. Ele, que nunca tinha vindo ao Rio e está participando das discussões do G20 Social, estava acompanhado da esposa Marilza Teixeira e do amigo Ademar Alves. Ao passar pela base, parou para falar com os policiais.
Segurança em expansão
Desde 2021, a Operação Segurança Presente dobrou de tamanho, reforçando a presença policial e a proximidade com a população. Somente em 2024, os agentes encaminharam mais de 9.500 ocorrências para registro em delegacias e prenderam 3.121 suspeitos, incluindo 1.126 pessoas com mandado de prisão em aberto.
A ampliação da Operação também reflete o investimento do Governo do Estado em segurança pública, que já ultrapassa R$ 4 bilhões. Além das câmeras de reconhecimento facial, foram adquiridas 13.000 câmeras corporais para os policiais e mais de 5.800 viaturas equipadas com tecnologia embarcada. O CICC, que coordena essas operações, também foi modernizado e conta agora com uma unidade móvel para suporte em eventos e operações especiais.
COMENTÁRIOS