Influência da saúde bucal no restante do corpo
Estudos demonstram que problemas na boca podem provocar por exemplo doenças cardiovasculares, demência e infecções respiratórias
A saúde bucal está diretamente ligada à prevenção de inflamações sistêmicas, tendo em vista que infecções e doenças gengivais podem liberar bactérias e substâncias inflamatórias na corrente sanguínea, desencadeando respostas imunológicas em outras partes do corpo humano. A periodontite, por exemplo, uma forma grave de doença gengival, tem sido associada a várias condições inflamatórias sistêmicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes, artrite reumatoide e até problemas pulmonares.
A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune grave e crônica que causa inflamação nas articulações, provocando dor, inchaço, rigidez e, eventualmente, deformidade nas articulações afetadas. Apesar de sua causa exata ainda ser desconhecida, acredita-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais desempenham um papel na sua origem.
De acordo com a dentista biológica e especialista em saúde integrativa, Dra. Sandra Chagas, a boca é o meio do caminho entre o cérebro e o restante do corpo.
“Os nossos dentes estão ligados a todo o nosso organismo. Por isso, uma inflamação no dente é capaz de causar uma série de problemas, como alterações neurocomportamentais, alterações cardíacas, alterações cerebrais, imunológicas, hormonais e até intolerâncias alimentares”, explica a especialista.
Foto: Reprodução / Arquivo pessoal. (Dra. Sandra Chagas - Instagram: @Drasandrachagas).
Vale destacar que a presença de infecções e inflamações na boca, como a gengivite e a periodontite muitas vezes é causada pela má higiene.
“As bactérias contidas na boca, facilmente podem ir para a corrente sanguínea, de forma a fazer com que as placas bacterianas sejam deslocadas para suas artérias e cheguem a várias partes do corpo. Se chegarem ao coração, podem causar aterosclerose; nos pulmões, pneumonia; no cérebro, demência”, afirma Dra. Sandra.
Prevenção de problemas periodontais
A recomendação é que haja idas frequentes a dentistas biológicos e integrativos, de preferência, pois eles vão trabalhar não só a boca em si, mas o paciente como um todo. É importante manter a higiene adequada dos dentes, com escovação pelo menos duas vezes ao dia e o uso de fio dental sempre. O ideal é evitar alimentos e bebidas açucaradas, mantendo sempre uma dieta saudável.
Confira na íntegra o vídeo da Dra. Sandra Chagas
COMENTÁRIOS