Dia nacional do doador de sangue ganha nova campanha do programa “dó ré mi social”
Grupo abraça Banco de Sangue há cinco anos
A doação de sangue é uma ação altruísta que pode salvar até quatro vidas em poucos minutos. No Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, o Dó Ré Mi vai levar toda a sua energia positiva, alegria e vibração ao GHS Banco de Sangue Santa Teresa. O objetivo é reforçar a campanha de incentivo a este verdadeiro ato de amor, com uma apresentação do grupo às 9h.
Esta é uma ação do Programa Dó Ré Mi Social, presente em eventos e instituições da cidade, como creches, casas de repouso, hospitais e outros, com exibições que o grupo faz há 22 anos, desde a sua fundação. Gesto de solidariedade, a doação de sangue representa uma nova esperança para os que a recebem. A parceria com o Banco de Sangue Santa Teresa se deve à sua importância, já que ele abastece os demais hospitais de Petrópolis. “Vamos levar além dos nossos cantores e alguns pais, um número maior de colaboradores da nossa equipe, que cresceu este ano. E convidamos toda a comunidade em geral através das redes sociais. É sempre um momento de intensa troca, em que levamos a arte e a alegria, contribuímos com as doações e recebemos em troca o carinho do público doador” – destaca o maestro Leonardo Randolfo, idealizador e fundador do Dó Ré Mi.
Segundo Eliane Custódio, do setor de Captação de Doadores, a necessidade “é de 70 bolsas de sangue diárias; mas o movimento normal de doações só nos oferece em torno de 45 a 50 bolsas. Por isso precisamos conquistar mais voluntários para doar”. O Dó Ré Mi vai promover a campanha em suas redes sociais, @oficialdoremi no Instagram e TikTok, com seus cantores convidando para a doação de sangue e usando a hastag #doesanguedoevida.
BANCO DE SANGUE: Quem vai doar sangue conta com estacionamento gratuito em local conveniado, no Shopping Badia, à rua Paulo Hervê 1375. Após a doação há um delicioso lanchinho à disposição.
Para doar é necessário apresentar um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 Kg e não ter usado bebida alcoólica nas últimas 12 horas; após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3h para a doação. Não é obrigatório o agendamento de horário, basta que o doador compareça das 07h às 18h (inclusive sábados, domingos e feriados).
Eliane destaca ainda que, “os homens podem doar de 2 em 2 meses e as mulheres de 3 em 3 meses, de 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos”. Os menores de idade precisam de autorização e presença dos pais.
IMPORTANTE: O doador não poderá ter contraído hepatite após os 11 anos de idade; se fez tatuagem ou piercing deverá aguardar 12 meses –com exceção da região genital e língua, que são 12 meses após a retirada; se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses; não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias; não ter tido sífilis, doença de chagas ou Aids; não ser diabético; e ainda é recomendado consultar a equipe em caso de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
O GHS Banco de Sangue Santa Teresa conta com uma ampla e moderna instalação fora do ambiente hospitalar e corpo clínico especializado para a prática de uma Hemoterapia segura para doadores e pacientes dentro das normas recomendadas pelo Ministério da Saúde e Secretarias Estadual e Municipal de Vigilância Sanitária.
Serviço:
Data: 25/11, Dia Nacional do Doador de Sangue
9h, apresentação do Grupo Dó Ré Mi
Local: GSH Banco de Sangue Santa Teresa
Novo endereço: Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen
Telefones: (24) 2245-2324 | WhatsApp: (24) 99269-4355
COMENTÁRIOS