Fim de semana movimentado no Petrópolis Gourmet destaca gastronomia, cultura e interatividade
Agito gastronômico, oficina e Mercado Gourmet são sucesso de público
O Petrópolis Gourmet, um dos maiores festivais gastronômicos do Brasil, entregou mais um fim de semana repleto de sabores e experiências marcantes. As atividades tiveram ritmo de celebração, com grande participação do público e momentos de interação entre chefs e visitantes. O festival segue até este domingo (24) em 43 bares, restaurantes, cafeterias e delicatessens participantes. O Petrópolis Gourmet é idealizado e realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau e tem uma página própria na internet onde está destacada a programação: www.petropolisgourmet.com.br. O festival promove atividades gratuitas e muita interatividade com o público.
O Agito Gastronômico na Rua Teresa, no sábado (16), foi um dos destaques. Sob o comando dos chefs Néviton Marci e Cristina Pellegrini, o evento transformou o local em um verdadeiro palco de alta gastronomia. Com uma galinhada preparada ao ar livre e muita interação com o público, ao som da MPB de Carlos Ally, a ação encantou moradores e turistas. E nem mesmo a chuvinha típica de Petrópolis atrapalhou. A empresária Vera Lúcia Leite, de Juiz de Fora, pela primeira vez passeando em Petrópolis, ficou encantada: “na hora que estacionei o carro já me falaram do evento e corri logo para aproveitar. Está uma delícia o prato e essa energia boa com a música”, elogiou.
“Esse tipo de evento aproxima a gastronomia de qualidade do público e fortalece a Rua Teresa, nosso parceiro no evento, como um espaço de cultura e inovação. É gratificante ver o entusiasmo das pessoas e é esse o objetivo do Petrópolis Gourmet,” comentou Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.
Ainda no sábado, a Oficina no Hipershopping, em Alto da Serra, ofereceu um momento único para os amantes da boa mesa com a chef Silvia Vogel. Às 17h, os participantes aprenderam a preparar uma polenta cremosa com cogumelos salteados e queijo brie e gorgonzola, acompanhada da cerveja Bock Therezópolis, em uma harmonização especial. Inspirada na canção “Wave” de Tom Jobim, a aula foi um sucesso, seguida por uma programação musical às 19h, que atraiu um público animado e entusiasmado.
No domingo (17), o Mercado Gourmet, na Fazenda Marambaia, trouxe uma experiência completa para os visitantes. Com 12 expositores, o evento apresentou produtos artesanais de alta qualidade, como os biscoitos da Dom Cookie, os azeites da Azeitaria e os embutidos da Made in Roça. Além disso, a oficina culinária dos chefs Silvio Schimel e Adriana Borzino, do Senac, atraiu atenção especial, enquanto a apresentação de Luis Ernesto trouxe um toque musical ao evento.
“O Mercado Gourmet é mais do que uma feira de sabores. Ele é um espaço de valorização dos nossos produtores e da rica diversidade gastronômica da nossa região,” destacou Samir el Ghaoui. Ele também reforçou a importância de manter a programação do festival viva, mesmo diante de desafios como o mau tempo.
Múcio Maffaciolli, diretor de Gastronomia do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, destacou o impacto positivo do fim de semana. “Os eventos reforçam o papel do Petrópolis Gourmet em promover experiências que vão além do prato. É um festival que une conhecimento, sabor e convivência. Estamos felizes com o engajamento e a participação do público.
COMENTÁRIOS