Casa G20 abre as portas para o mundo nos dias do encontro de cúpula
Temas de deliberações entre os chefes de Estado também marcam as atividades da embaixada cultural do Governo do Rio, em Ipanema
A Casa G20, Embaixada Cultural do Governo do Rio, em Ipanema, oferece programação completa, misturando diplomacia, cultura e outros temas que estarão na pauta dos chefes de Estado das 21 maiores economias do mundo durante a cúpula do fórum mundial, nos dias 18 e 19. Instalada na Casa de Cultura Laura Alvim, a Casa terá atividades gratuitas ou a preços populares mesmo após o fim do evento.
– O Rio de Janeiro tem uma verdadeira vocação para sediar grandes eventos, e a Casa G20 é a consolidação do Rio como vitrine do Brasil para o mundo. Tivemos ao longo deste ano diversos eventos essenciais para impulsionar o desenvolvimento das nações representadas, e cumprimos o nosso papel de receber cariocas e turistas para debater sobre temas relacionados ao G20 – destacou o governador Cláudio Castro.
Neste sábado (16/11), será exibido o documentário Tax Wars. O filme mostra a história do nascimento, da luta e das primeiras vitórias do movimento global para reformar o sistema tributário internacional. Após a exibição, será realizado um debate com representantes de organizações, movimentos sociais e do poder público. Para fechar a trajetória do G20 Rio Sessions, que contou com a curadoria de Nelson Motta, o palco do Teatro Laura Alvim recebe, na quinta-feira (21/11), a cantora Letrux.
Mesmo após o fim da reunião de cúpula, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, a Casa G20 vai receber programação cultural colombiana com shows, palestras, oficinas e outras ativações. A exposição ‘Viver o Rio’, que tem curadoria de Ruy Castro e Heloisa Seixas, também permanecerá aberta ao público com funcionamento de terça a domingo, das 13h às 19h.
– Nesses nove meses de funcionamento, a Casa G20 se consolidou como ponto de encontro de governos e organizações internacionais, entidades da sociedade civil e empresas no debate das pautas do G20. A Casa cumpriu com excelência sua missão de ser um espaço aberto para as manifestações culturais e artísticas dos países do G20, bem como de apresentar o Estado do Rio para o mundo - definiu o subsecretário de Relações Internacionais do Governo do Rio, Bruno Costa.
Exposição digital com paisagens dos municípios
A Galeria dos televisores da Casa G20 exibe ainda um acervo de fotos dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A realização é das secretarias de Comunicação e de Turismo. As fotografias são um convite para conhecer as singularidades arquitetônicas e naturais de cada cidade fluminense. O objetivo é homenagear o estado, destacando a convivência entre o urbano e o rural, o tradicional e o moderno. O funcionamento é de terça a domingo, das 13h às 19h, e a entrada é gratuita.
COMENTÁRIOS