Escritório de Projetos do Exército busca parcerias estratégicas na Polônia
O General Rocha Lima percorreu as instalações da Companhia Estatal Mesko
O Chefe do Escritório de Projetos do Exército realizou uma visita oficial à Polônia para identificar oportunidades de colaboração entre o Exército Brasileiro e a indústria de defesa polonesa, durante a primeira semana de novembro. Como parte da prospecção de parcerias, o General de Brigada Marcelo Rocha Lima participou de reuniões de trabalho e realizou visitas a indústrias com potencial para colaborar com projetos do Exército Brasileiro, particularmente relacionadas a sistemas de defesa antiaérea e de sistemas aéreos remotamente pilotados.
O General Rocha Lima percorreu as instalações da Companhia Estatal Mesko, uma das principais fabricantes de armamentos da Polônia. Durante a visita, ele teve a oportunidade de se reunir com a direção da Polska Grupa Zbrojeniowa (PGZ), estatal polonesa responsável pela gestão e desenvolvimento da indústria de defesa no país. O objetivo da reunião foi explorar oportunidades de intercâmbio tecnológico e de colaboração entre o Exército Brasileiro e a indústria de defesa polonesa, com foco em projetos para fortalecer as capacidades de defesa de ambos os países.
O Chefe do Escritório de Projetos participou, também, do evento internacional Future Land Forces, realizado em Varsóvia, que reuniu especialistas e representantes de diversos países para discutir inovações e desafios das forças terrestres no cenário geopolítico atual. O General brasileiro participou de um workshop sobre as novas características do combate moderno à luz dos conflitos recentes, como a guerra na Ucrânia. A troca de experiências foi um ponto alto do evento, que envolveu análise de novas tecnologias e táticas de combate, além de apresentações de expositores de todo o mundo.
Durante fórum internacional, o General ministrou uma palestra sobre o Portfólio Estratégico do Exército Brasileiro, dirigida a militares e civis de várias nações, incluindo representantes da OTAN. A palestra destacou as principais diretrizes do Exército Brasileiro no desenvolvimento de sua capacidade de defesa, além de discutir a importância da inovação tecnológica e da cooperação internacional para a construção de um ambiente de segurança global mais robusto.
Os compromissos internacionais do Escritório de Projetos com a indústria e com líderes de defesa de nações amigas reforçam o compromisso do Exército Brasileiro com a modernização de suas capacidades e com a construção de parcerias estratégicas para a segurança regional e global.
COMENTÁRIOS