Ano de 2024 pode ser o mais quente da história, alerta OMM
O estudo, divulgado na COP29, em Baku, no Azerbaijão, informa que o planeta enfrentou uma extensa série de temperaturas excepcionalmente altas.
O ano de 2024 pode se tornar o ano mais quente da história, segundo o relatório “Estado do Clima 2024”, produzido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). O estudo, divulgado na COP29, em Baku, no Azerbaijão, informa que o planeta enfrentou uma extensa série de temperaturas excepcionalmente altas.
De acordo com a OMM, a temperatura média global entre janeiro e setembro deste ano, foi 1,54°C acima nos níveis pré-industriais. Segundo a organização, alta foi impulsionada pelo fenômeno do El Niño.
Foto: OMM
O período de 2015 e 2024 será o mais quente já registrado em virtude de diversos fatores climáticos que estão afetando vários locais e economias do planeta. Entre eles, o aquecimento acelerado dos oceanos, a perda de gelo nas geleiras e a elevação do nível do mar.
Até o momento, 2023 ainda é considerado o ano mais quente. Durante 16 meses consecutivos (junho de 2023 e setembro 2024), a temperatura média global excedeu qualquer registro anterior, conforme o relatório da OMM.
Prevenção
Enfrentar essa realidade é fundamental e a OMM ressalta a necessidade de ampliar os serviços de monitoramento climático. Por exemplo, antecipar os alertas com o objetivo de reduzir os impactos das mudanças climáticas. Isso torna a COP29 um palco ainda mais crucial para que chefes de estado e líderes mundiais divulguem e se comprometam com mais ações efetivas em função de minimizar os danos ambientais do planeta.
COMENTÁRIOS