Cinco chefs disputam a final do Desafio dos Chefs no Petrópolis Gourmet
Prova premiará vencedor com viagem ao Recife
Após três séries de eliminatórias, o Desafio dos Chefs no Petrópolis Gourmet 2024 já tem seus cinco finalistas: Antônio Barcelos (Divino & Cucina), Bruno Leal (Locanda Bela Vista), Felipe Moisés (Locanda Centro Histórico), Frederico Justen (Boteco Bertone) e Pedro Kling (Brassaria Matriz). A última bateria de provas, realizada nesta quarta-feira (13) pela manhã, no Senac, parceiro do evento, foi marcada por muita criatividade e interação entre os competidores, que tiveram que utilizar ingredientes surpresa revelados momentos antes da prova. O clima no local combinou tensão e animação, com os chefs se desdobrando para surpreender o júri e garantir um lugar na final. O Desafio dos Chefs faz parte do Petrópolis Gourmet, quinto maior festival gastronômico do país com 43 bares, restaurantes, cafeterias e delicatessens participantes e uma programação de oficinas gratuitas e ações que interagem com o público. A programação completa do festival, idealizado e realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau e que segue até o dia 24 de novembro, pode ser conferida em www.petropolisgourmet.com.br.
A final acontece no dia 26 de novembro, também no Senac, e promete ser uma disputa acirrada. O vencedor levará um pacote de sete dias em Recife com acompanhante, uma oportunidade única de explorar as riquezas gastronômicas do nordeste brasileiro. O objetivo do Desafio é reverenciar os talentosos chefs da cidade, responsáveis pela visibilidade e excelência do polo gastronômico de Petrópolis, com mais de 350 bares e restaurantes do país, uma das principais referências no Brasil.
A competição, que é uma das atrações mais esperadas do festival, colocou à prova as habilidades dos chefs em categorias como sabor, originalidade, apresentação e técnica. A cada rodada, o júri, formado pelos chefs Gabriel Frazão, Marcelus Fassano e Manoel Crisanto – talentos reconhecidos pela excelência e comprometimento com a arte da gastronomia -observava cada detalhe e técnica, enquanto os chefs conduziam o espetáculo de aromas e sabores que tomava conta da cozinha do Senac.
“A qualidade dos pratos apresentados reflete o talento e a inovação dos nossos chefs”, comentou Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau ao final da terceira bateria de eliminatórias. “O Desafio dos Chefs não apenas valoriza nossa gastronomia, mas também destaca Petrópolis como um destino para quem busca experiências gastronômicas únicas. Estamos muito satisfeitos com o nível da competição e ansiosos pela final”, completa
Para Múcio Maffaciolli, diretor de Gastronomia do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, idealizador e organizador da prova, a disputa reforça o compromisso do festival com a qualidade e a troca de experiências. “O Desafio dos Chefs é um verdadeiro palco para a criatividade dos nossos profissionais. Ver o público engajado e torcendo pelos chefs mostra o impacto positivo que esse evento tem na cidade. Tenho certeza de que a final será um grande momento para a gastronomia petropolitana.”
COMENTÁRIOS