Equipamentos para atualização do Supercomputador Santos Dumont chegam ao aeroporto do Rio de Janeiro
Após o desembarque, os equipamentos serão transportados em três carretas até a sede do LNCC, com previsão de chegada no dia 13 de novembro, em Petrópolis
O aeroporto RIOgaleão recebeu na madrugada desta segunda-feira (11), os novos equipamentos para atualização do supercomputador Santos Dumont. Uma operação cargueira de grande porte foi montada para receber mais de 19 toneladas que ajudarão a aumentar a capacidade da máquina responsável por apoiar projetos de pesquisa científica em diversas áreas de conhecimento. Essa é segunda vez que o Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim recebe e armazena partes do equipamento, sendo a primeira em 2019, quando também houve a montagem de uma operação especial.
A máquina está instalada no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em Petrópolis. Os novos equipamentos foram adquiridos através de projeto de cooperação com a Petrobras.
Após o desembarque, os equipamentos serão transportados em três carretas até a sede do LNCC, com previsão de chegada no dia 13 de novembro, em Petrópolis (RJ).
“A atualização do supercomputador é um marco no desenvolvimento para a comunidade científica no Brasil e permitirá que ainda mais projetos de pesquisa possam ser desenvolvidos e de forma mais ágil. O aeroporto é um grande facilitador dessa logística, trazendo segurança na operação de uma carga tão sensível e valiosa, e permitindo que esteja segura e rapidamente disponível para o importador”, destacou Leandro Lopes, Gerente Comercial do RIOgaleão Cargo.
Com a atualização, o supercomputador estará de volta ao Top 500 do Mundo como o mais rápido equipamento da América Latina dedicado à pesquisa científica, e trará três grandes benefícios para a comunidade científica nacional: ampliar a capacidade de atender um número maior de projetos científicos; expandir a capacidade de atender os projetos atuais viabilizando simulações numéricas de fenômenos físicos, econômicos ou sociais mais complexos e treinamentos de sistemas de inteligência artificial mais sofisticados; e ainda permitir que os projetos que já estão em andamento ou que venham a entrar, futuramente, no sistema possam receber um retorno mais rápido dos resultados de suas simulações e análise de dados.
“A operação de recebimento dos novos equipamentos é complexa e envolve diversos atores. O RIOgaleão, como grande facilitador dessa logística, colabora para uma maior rapidez na liberação da carga para a sua chegada em segurança ao campus LNCC, em Petrópolis”, comenta Fábio Borges, diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica.
Com o aumento da capacidade do supercomputador Santos Dumont a ciência brasileira poderá avançar mais rápido e em mais áreas do conhecimento.
COMENTÁRIOS