Morre Dom Antônio de Orleans e Bragança, príncipe imperial do Brasil, aos 74 anos
Dom Antônio estava internado desde agosto na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro
Faleceu nesta sexta-feira (8), aos 74 anos, Dom Antônio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, conhecido como Dom Antônio de Orleans e Bragança, membro da Casa Imperial do Brasil. Ele, que se autointitulava príncipe imperial do Brasil, estava internado desde agosto na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, onde veio a óbito devido a complicações respiratórias.
Dom Antônio nasceu no Rio de Janeiro em 24 de junho de 1950 e era o sétimo dos 12 filhos do príncipe Pedro Henrique de Orleans e Bragança, ex-chefe da Casa Imperial, e de Maria da Baviera de Orleans e Bragança. Formado em Engenharia Civil em 1976 pela Universidade de Barra do Piraí, trabalhou na Construtora Adolpho Lindenberg e na Nuclebrás Engenharia, além de atuar na assessoria da presidência da Varig Agropecuária e na área comercial de diversas divisões do Grupo Belga-Mineiro. Também foi reconhecido como artista plástico, com mais de 600 aquarelas que retratam paisagens e arquiteturas brasileiras e europeias, com exposições realizadas em várias cidades do Brasil e Europa.
O velório de Dom Antônio será realizado na igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, na Glória, um dos bairros históricos do Rio de Janeiro. A cerimônia ainda terá detalhes divulgados, mas a igreja já está preparada para receber familiares e admiradores que queiram prestar suas últimas homenagens.
A Casa Imperial do Brasil lamentou o falecimento de Dom Antônio em nota, ressaltando sua importância para a preservação das tradições monárquicas no país. O chefe da Casa Imperial, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, expressou profundo pesar pela perda do irmão e pediu que todos ofereçam orações pela alma do príncipe.
“Cumprimos o doloroso dever de comunicar o falecimento de Sua Alteza Imperial e Real, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antônio de Orleans e Bragança, que, confortado com os Sacramentos da Santa Igreja, partiu na data de hoje, dia 8 de novembro de 2024, na cidade do Rio de Janeiro. O falecido deixa esposa, a Princesa Imperial Viúva, Dona Christine de Ligne, além dos filhos Dom Rafael, Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança, e netos. Informações sobre as exéquias serão disponibilizadas oportunamente”, declarou Dom Bertrand.
A morte de Dom Antônio representa uma perda significativa para aqueles que preservam e valorizam as tradições da família imperial e o legado monárquico brasileiro.
COMENTÁRIOS