Força-tarefa interdita ferro-velho irregular no Jardim América, Zona Norte do Rio
Munições, carregadores e uma granada de luz e som sem registro foram apreendidas no local
Um ferro-velho no bairro Jardim América, na Zona Norte do Rio, foi interditado na manhã desta terça-feira (05) por agentes da Operação Desmonte, do Governo do Estado. A força-tarefa que combate o comércio ilegal de sucatas e peças de automóveis encontrou munições, carregadores e uma granada de luz e som sem registro no local, que funcionava ilegalmente às margens da Rodovia Presidente Dutra. O proprietário do estabelecimento se apresentou como colecionador de arma de tiro com Concessão de Certificado de Registro (CAC). Ele foi conduzido à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) para prestar esclarecimentos.
No ferro-velho, que não tinha licença do Detran.RJ para funcionar como loja de peças, os agentes encontraram várias carcaças de automóveis e peças à venda. A procedência do material está sendo verificada, e o dono do estabelecimento terá 30 dias para apresentar as notas fiscais de tudo o que estava sendo comercializado. Aos agentes, ele alegou que já estava providenciando a documentação necessária para credenciar o estabelecimento junto ao Detran.
Esta é a 37ª ação da força-tarefa do Governo do Estado responsável pela Operação Desmonte, coordenada pelo Detran.RJ e integrada por Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Estado de Fazenda. Desde agosto do ano passado, 79 ferros-velhos foram interditados. Até o momento, foram apreendidas cerca de 1,1 mil toneladas de sucatas, que foram encaminhadas para empresas de reciclagem cadastradas no Detran.RJ.
Além da fiscalização, agentes da força-tarefa orientam os proprietários dos ferros-velhos sobre como proceder para cadastrar o estabelecimento ao Detran.RJ. As orientações também podem ser encontradas na aba do Desmonte no site do Detran.RJ. Desde o início de setembro, as 34 empresas já cadastradas são obrigadas a utilizar etiquetas nas peças a serem comercializadas, que ficam à disposição para consulta no site do Departamento. Outras 393 empresas estão em processo de cadastramento junto ao Detran.RJ.
COMENTÁRIOS